Seja destaque no varejo: saiba como fidelizar clientes com Marca Própria

Conheça os benefícios da estratégia de Marcas Próprias para fidelização de consumidores no varejo

Homem sorridente no supermercado escolhendo um pão em frente à gôndola

O varejo no Brasil enfrenta inúmeros desafios, desde carga tributária e margem de lucro até encontrar os fornecedores ideais. Por isso, um dos requisitos mais importantes para se destacar entre a concorrência é conseguir fidelizar clientes.

Neste artigo, abordaremos uma das soluções mais promissoras para se diferenciar e conquistar clientes no mercado: a Marca Própria.

O que é Marca Própria?

Primeiro, é preciso esclarecer o que é Marca Própria. Também conhecida como Private Label, entende-se como Marca Própria todo produto distribuído exclusivamente pela organização que a detém

Elas podem ser a marca da rede, que levam o nome da própria empresa, como os produtos do Carrefour, ou marcas fantasia, criadas com uma identidade e conceito totalmente novos, por exemplo a Great Value, do Walmart. 

O que leva varejistas a terem Marca Própria?

Não é por acaso que as maiores redes de varejo do mundo tenham suas Marcas Próprias. Ao analisar o Ranking ABRAS 2023, por exemplo, que destacou os 30 maiores supermercadistas brasileiros, é possível observar que 19 destas empresas apostam em produtos exclusivos. 

Uma das grandes vantagens dessa estratégia de negócio é poder fidelizar os clientes, garantindo mais idas ao ponto de venda.

Vantagens e para que serve uma Marca Própria:

  • Garantir a qualidade dos itens comercializados, aumentando a reputação da empresa;
  • Criar produtos exclusivos que só são encontrados na sua rede, aumentando o número de visitas às lojas;
  • A margem de lucro com a venda de produtos de Marca Própria é maior, já que a negociação é feita diretamente com a indústria, o que também leva a maior flexibilidade para o varejista.

Saiba mais em nosso artigo “Por que supermercados têm investido em Marcas Próprias?

Marcas Próprias de sucesso no varejo

No varejo, um grande case de sucesso é o Carrefour, que contou com um crescimento de 50% de participação de Marcas Próprias nas suas vendas líquidas, nos últimos dois anos.

De acordo com a empresa, em 2018 as Marcas Próprias representavam 12,7% das vendas líquidas totais de alimentos. No último trimestre de 2021, as vendas aumentaram para 19,4%.

Outro exemplo é o supermercadista GBarbosa, que entre 2020 e 2021 registrou um crescimento de aproximadamente 70% nas vendas do quadrimestre, após investir na estratégia de Marca Própria.

Marcas Próprias de outros segmentos

Mas não são só os supermercadistas que lucram com o mercado de Private Label. A rede varejista de moda C&A apostou em sua Marca Própria de cuidados pessoais, a Bel&za. Os produtos são veganos e têm preços acessíveis para concorrer com marcas de sucesso já comercializadas nas lojas, como L’Oréal Paris, Garnier e Neutrogena. 

Outro grande sucesso de Marca Própria é a Needs, da rede de farmácias Raia Drogasil, que representa mais de 50% do faturamento total da unidade de negócios, sendo reportada em 2022.

Dessa forma, mesmo sendo empresas de segmentos e perfis diferentes, todas elas investiram na mesma estratégia para fidelizar os seus clientes: a criação de uma Marca Própria de qualidade.

Em uma farmácia, uma jovem mulher escolhe um novo shampoo e um creme facial
Marcas Próprias são uma fonte propulsora de crescimento do setor farmacêutico

Leia também: “Marcas Próprias são destaque no segmento de farmácias

Como fidelizar clientes no varejo?

Marcas Próprias são uma oportunidade de fidelizar clientes. No Brasil, elas tiveram início com os “produtos genéricos”, nos anos 70, e atualmente já estão presentes em 34% dos lares brasileiros, representando 50% do mercado

Por oferecer produtos de alta qualidade com preços de 15 a 20% abaixo das marcas tradicionais, as Marcas Próprias criam uma relação de confiança com o consumidor, o que contribui com o aumento de visitas ao ponto de venda. 

Para Antônio Sá, sócio-fundador e especialista em varejo e Marcas Próprias da Amicci, o segredo para a fidelização de clientes no varejo é “a criação de uma marca forte e que ofereça produtos de qualidade“.

Segundo ele, a diferença estratégica é essa: o fator confiança. O consumidor tem de saber que está levando um bom produto, mas sem pagar a mais por isso. Ele irá à sua rede com a certeza de que lá terá uma marca que cuida dele, que garante o melhor, com um preço mais acessível. 

Esse cuidado com a qualidade é o principal diferencial das Marcas Próprias de sucesso. Esse posicionamento é o que fideliza os clientes, dando segurança para o consumidor saber que está adquirindo o melhor para a sua família.

Qual a chave do sucesso de uma Marca Própria?

Com o orçamento cada vez mais restrito, o consumidor viu a necessidade de procurar por produtos alternativos para o consumo do dia a dia. Em janeiro de 2022, o gasto médio do brasileiro foi 22,5% a mais em produtos de Marca Própria, comparado com resultados pré-pandemia.

Varejistas e consumidores já entenderam que as Marcas Próprias são coisa séria. E agora, com a solução proporcionada pela Amicci, que garante controle e segurança de todo o processo de desenvolvimento das Marcas Próprias, o Brasil tem tudo para crescer a níveis europeus”, prevê Sá.

Leia também: Marca Própria e tecnologia: novo marketplace promete revolucionar o mercado varejista e industrial

Qual o futuro das Marcas Próprias no Brasil?

Antônio Sá, que já liderou a área de varejo e atacado do Walmart Brasil no setor de Private Label, diz que as Marcas Próprias continuarão crescendo no Brasil. “Vemos evoluções significativas de nossos clientes; e a tendência é essa: termos mais Marcas Próprias, e em mais categorias, com cada vez mais inovação”, comenta o executivo.

Marcas Próprias continuam crescendo no sortimento dos varejistas, já que as vantagens são inúmeras. Por serem marcas da empresa, o intermédio de marketing pode ser dispensado, aumentando as margens de lucro. 

Além disso, as Marcas Próprias dão ao varejista total controle de qualidade, de ponta a ponta. E devido à ampla variedade oferecida nas gôndolas, a percepção de valor do consumidor também aumenta, ajudando a fidelizá-lo.

Por onde devo começar para ter minha Marca Própria e conseguir fidelizar clientes?

Para os varejistas, primeiro é necessário fazer uma análise de mercado, avaliando concorrentes e consumidores. Em seguida, é preciso escolher as melhores oportunidades para começar a desenvolver produtos de Marca Própria.

E para ajudar no desenvolvimento de produtos de sucesso existem empresas como a Amicci que já têm parcerias sólidas com fornecedores e otimizam todo o processo de criação e gestão de Marcas Próprias.

Com a Amicci, o varejista tem total controle da operação por meio de uma plataforma completa que conecta de ponta a ponta o desenvolvimento do produto. Além disso,  nesse ambiente digital é possível ter acesso a mais de 20 mil fornecedores nacionais e internacionais.

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