As 7 regras de ouro para garantir parcerias ideais com fornecedores de marca própria

Entenda o que está por trás do relacionamento entre varejo e indústria e garanta resultados e crescimento contínuo de uma marca própria no Brasil

A qualidade do relacionamento com fornecedores é um fator crucial para que uma marca própria prospere no mercado. Isso ocorre porque o caminho para dar vida a uma marca passa pela terceirização de produtos, que ocorre através da indústria.

Para ter uma perspectiva mais clara sobre essa dinâmica, Fábio Pereira, Gerente de Seller na Amicci, compartilhou sete regras de ouro, que atuam como base para encontrar e manter um parceiro de private label ideal. O compilado tem por base sua experiência com mais de 11 anos no mercado de negociações com a indústria, sendo quatro deles focados no segmento de marca própria.

Confira cada uma a seguir e entenda de que maneira todas elas, juntas, permitem que a marca própria seja bem-sucedida no longo prazo:

Priorizar parcerias duradouras e especializadas

O desenvolvimento de uma marca própria é uma estratégia personalizada de longo prazo. Logo, diferente de uma prestação de serviços pontual, a relação entre varejo e fornecedores prospera a partir de parcerias duradouras.

No entanto, nem todas as indústrias almejam trabalhar com marcas próprias. Seja por questões relacionadas a negócios, porte ou mesmo capacidade produtiva. Hoje, apenas uma parcela dos fornecedores estão disponíveis para absorver tal demanda.

dois profissionais, um homem e uma mulher, conversando e criando um relacionamento com fornecedores com um tablet e um celular nas mãos, respectivamente
No private label, é indispensável criar um sólido relacionamento com fornecedores para ter assertividade no desenvolvimento de produtos

Por isso, priorizar um sólido relacionamento de negócios com os fornecedores focados e aptos para atuar no segmento é uma das primeiras regras de ouro para adentrar e se consolidar no mercado de private label.

Encontre indústrias especializadas para trabalhar com marcas próprias, na plataforma da Amicci.

Buscar indústrias com visão e potencial inovador

Com as mudanças na sociedade e no comportamento dos consumidores, cresce a oportunidade para inovar por meio de tendências e demandas emergentes de produtos.

No varejo alimentar, por exemplo, grandes varejistas que atuam com marcas próprias têm se popularizado por corresponder rapidamente ao aumento de buscas por itens saudáveis e sustentáveis. Entre os exemplos mais emblemáticos estão a marca Taeq, do GPA, e a linha Carrefour Bio, do grupo Carrefour.

Dessa forma, fornecedores com visão e potencial produtivo para inovar agregam mais valor à estratégia. Afinal, quanto mais exclusiva for a marca, maiores as chances de se destacar e conquistar a tão sonhada fidelidade de clientes. 

A busca por parcerias na indústria que correspondam a expectativas inovadoras se reflete em vantagem competitiva de mercado.

Dê vida a uma marca própria inovadora através da plataforma Amicci. Escolha entre as diversas categorias e subcategorias de produtos disponíveis. 

Manter critérios rígidos de contratação

Antes de fechar um bom negócio com seu fornecedor ideal, o varejista precisa certificar-se da competência e credibilidade do parceiro. 

Para isso, o varejo aplica exigências que podem divergir em detalhes, mas tem por base os seguintes modelos básicos: auditorias e documentações. Entenda ambos a seguir:

– Auditorias

As auditorias são uma ferramenta de governança cujo objetivo é estabelecer e averiguar critérios em diversos setores das empresas. No caso da indústria, as auditorias mais comuns são as de qualidade ou sociais

As auditorias de qualidade têm o papel de averiguar se os produtos e serviços seguem padrões específicos, podendo envolver matérias-primas, processos, maquinário, entre outros.

Já as auditorias sociais voltam o olhar para o cumprimento de regras ou melhores práticas nos pilares de ESG. Entre eles estão os direitos humanos e trabalhistas, assim como iniciativas voltadas ao meio ambiente.

Por meio das auditorias, a indústria obtém certificados que a qualificam no mercado. 

– Documentações

As documentações são registros das atividades da empresa, que podem ser de natureza legal, técnica ou operacional. Os documentos de natureza legal, por exemplo, podem incluir contratos, licenças e alvarás.

Apesar de mais burocráticos, tais critérios são uma regra de ouro na busca de relacionamento com fornecedores. Em geral, os documentos ajudam a evitar riscos e uma série de problemas e atrasos para o contratante. Nesse caso, o varejo. 

Garantir volume de demanda 

Para garantir uma parceria ganha-ganha, o varejo também deve entender o modelo de negócio da indústria.

Nesse caso, a demanda atraente é aquela que tem um lote mínimo de produção. Em outras palavras, volume. Isso porque um parque fabril deve manter uma estrutura que atenda às grandes demandas produtivas de bens de consumo. 

Para tal, é necessário investir em locação de espaço, equipamentos e folha de pagamento de profissionais técnicos e qualificados. Portanto, se não há volume de trabalho, manter tal estrutura torna-se inviável. 

profissional com uma prancheta na mão fazendo a administração de demandas de fornecedores de produtos de marcas próprias
Ao entender o modelo de negócio dos fornecedores, o varejo pode garantir volume de demanda por meio da produção de marcas próprias

Por outro lado, o varejo também se beneficia de tal requisito, já que o volume também é o caminho para a redução dos preços de matérias-primas. Ao final, as negociações vantajosas traduzem-se em um preço mais econômico que será repassado ao consumidor, uma das principais vantagens da marca própria. 

Defina volumes de produção com assertividade, a partir de análises de dados avançadas e expertise da plataforma Amicci.

Consolidar o planejamento com previsibilidade

Outra regra de ouro que fortalece o relacionamento com fornecedores e garante sucesso da marca própria no longo prazo é o fator de previsibilidade

Afinal, uma vez fechado o negócio, a indústria precisa incluir as demandas do varejo dentro de seu cronograma de produtividade. Da mesma maneira, o varejo precisa contar com uma fonte estável de suprimentos por parte de seu fornecedor. 

Quando a negociação inspira solidez, com base em planejamento, há vantagens para os dois lados. Ambos começam a priorizar a parceria em detrimento de outras opções de negócio voltadas ao curto prazo. 

No entanto, apenas o planejamento permite que tal previsibilidade vá além da relação de confiança. É fundamental que o acordo seja apoiado por informações e cálculos de maneira precisa e concreta.

Antecipar e evitar os erros mais comuns

Uma das melhores formas de realizar uma escolha bem-sucedida é ter em mente o que pode dar errado. Assim, o varejo consegue buscar por fornecedores que evitam erros mais comuns no desenvolvimento de marcas próprias.

E apesar de critérios como documentações e planejamento serem um excelente ponto de partida, nada como a experiência de quem já percorreu o caminho e possui visão ampla de mercado. 

A tecnologia é uma forte aliada quando direcionada por uma visão humana com objetivos bem definidos. Dessa forma, em paralelo à autonomia digital, contar com o suporte de especialistas em marca própria é outra regra-chave para acelerar o sucesso no desenvolvimento da sua marca.

Receba suporte de ponta a ponta por meio de um time de especialistas com vasta experiência e cases bem-sucedidos em marca própria no varejo.

Adotar uma plataforma de fornecedores

Quando o assunto é dar “match” com os melhores profissionais do mercado, a palavra do momento é plataforma digital. Ao menos no âmbito pessoal, dos negócios B2C (business to consumer), a sociedade já se acostumou com a hiperconveniência dos famosos aplicativos que vão do Uber, para transporte; Ifood, para alimentação; e AirBnb, para locações de acomodações.

No entanto, quando se trata de negociações B2B (business to business), como a busca da terceirização de produtos alimentares, os caminhos para ter um bom relacionamento com fornecedores podem parecer muito mais restritos e complexos.

Na plataforma Amicci, é possível fortalecer o relacionamento com fornecedores para garantir produtos de private label de qualidade

A boa notícia é que a plataforma para encontrar o fornecedor ideal para sua marca própria já existe. Com a Amicci, você não apenas se conecta de maneira assertiva com indústrias especializadas, mas também garante diversas soluções de private label, integradas em um único lugar. 

Conte com a Amicci para seguir todas as regras de ouro para fechar parcerias duradouras e bem-sucedidas. Somos o maior ecossistema tecnológico de desenvolvimento e gestão de marcas próprias da América Latina. Conectamos em um só lugar uma base robusta de fornecedores aos principais varejistas do país. Conheça a plataforma Amicci e agende uma demonstração.

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