Varejistas mais tradicionais apresentam defasagem com relação a tendências e novos hábitos de consumo

Apesar de dinâmico e altamente competitivo, o varejo ainda se vê diante de muitas práticas obsoletas e falta de inovação. O obstáculo pode ser ainda maior para empresas de pequeno e médio porte. No entanto, mesmo as grandes redes, que buscam acompanhar as principais tendências de consumo, podem apresentar falhas estratégicas ou lacunas tecnológicas se comparadas a outros segmentos.
Existem diversas razões pelas quais a inovação pode ser vista como um problema no varejo. Entre elas, a própria resistência da gestão, a falta de investimento em tecnologia e a dificuldade em analisar padrões e acompanhar as novidades e expectativas dos consumidores.
O tema da inovação ainda pode parecer um tabu para algumas empresas. Porém, quando ignorada, não levará muito tempo até que as consequências negativas sejam sentidas no dia a dia. A mais impactante delas é a perda de clientes para concorrentes mais inovadores e, logo, diminuição da participação no mercado.
Além disso, a falta de atualização afeta a eficiência e a rentabilidade das empresas já no tempo presente, o que leva a um ciclo de estagnação que nem sempre pode ser recuperado. Caso a concorrência avance rapidamente e consiga agregar mais valor aos clientes por meio de práticas inovadoras, a sobrevivência de alguns negócios pode ser colocada em risco.
Para entender melhor, fique de olho nas principais tendências de mercado listadas a seguir e saiba como elas ajudam a resolver o problema da falta de inovação no varejo. Esse é um dos temas abordados na série “10 desafios do varejo”.
Tendências tecnológicas: o desafio de uma estrutura integrada
Um grande desafio do varejo é a necessidade de investir na infraestrutura tecnológica e garantir que ela seja integrada de forma eficaz aos sistemas já existentes.
Quando as informações e dados estão espalhados, os processos internos do varejo podem ser afetados em qualquer uma das etapas, gerando falhas operacionais, atrasos e desperdícios.
A tecnologia também precisa ser implementada com foco na melhoria da experiência do cliente. Ou seja, garantir benefícios tangíveis para os consumidores, como conveniência, personalização e um modelo de compra mais fácil e agradável.
Hoje existem startups que oferecem tecnologia para questões específicas do varejo. Entre elas estão as retail techs, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, especialmente com a crescente digitalização das operações.
As retail techs agregam valor por meio de soluções que aumentam a eficiência e a produtividade. As lojas podem utilizar sistemas de análise de dados para identificar o perfil de consumo dos clientes e personalizar as ofertas de acordo com as suas preferências. Os chatbots podem ser utilizados para atendimento ao cliente de forma ágil e eficiente, enquanto as soluções de pagamento móvel agilizam o processo de compra, tornando-o mais conveniente e rápido.
A tecnologia também pode atuar nas etapas iniciais de planejamento, mesmo antes da etapa de produção e de vendas. Nesse modelo existem as plataformas digitais que atuam com gestão de projetos a partir de estratégias que terão grande impacto na escolha dos produtos ofertados e sua potencial lucratividade. Hoje, é possível realizar até mesmo a prospecção de fornecedores e obter acesso a outros serviços nichados e relativos a cada indústria, por meio de uma única empresa.
Essas são algumas das práticas inovadoras mais comuns que podem ser adotadas pelo varejo, por meio de sistemas que já existem e estão prontos para serem integrados às lojas.
Tendências de consumo: o desafio de atender novas demandas de produtos
A sustentabilidade é uma das grandes tendências de inovação no varejo. Isso porque o consumidor moderno demonstra uma crescente preocupação com questões ambientais e sociais. Como resposta a essa necessidade, algumas das maiores empresas do mundo estão revendo suas estratégias ao adotar produtos mais sustentáveis.
A tendência pode ser vista de diversas formas, desde a oferta de produtos ecológicos até a implementação de práticas mais responsáveis nas etapas da cadeia de produção e distribuição. Entre os exemplos, estão a adoção de embalagens biodegradáveis, a redução do uso de plásticos e até a oferta de produtos com refis que podem ser reutilizados pelos próprios consumidores ou devolvidos para as marcas por meio de logística reversa.
No entanto, a mudança de paradigmas ao redor de um varejo inovador com foco em sustentabilidade ainda é lenta ou quase irrelevante dentro de muitos segmentos e sequer foi iniciada por outros.
Leia mais: Lançamentos com foco na sustentabilidade

Tendências de gestão: o desafio de adaptar-se rapidamente
O primeiro desafio sobre as tendências de gestão é a resistência à mudança, tanto por parte dos gestores quanto dos colaboradores. Muitas empresas têm uma cultura tradicional e, portanto, apresentam dificuldade para implementar transformações significativas em suas operações.
É comum ver empresários e profissionais focados apenas nos resultados imediatos. Essa visão é compreensível, considerando que todos os meses existem metas de vendas a serem atingidas. No entanto, todo negócio que almeja se manter relevante precisa ter foco em estratégias inovadoras, ainda que o retorno seja previsto para o médio ou longo prazo.
Vale considerar que as transformações digitais e os hábitos de consumo tornaram-se ainda mais disruptivos e acelerados no período pós-pandemia. Se alguns setores de itens básicos podiam se dar ao luxo de retardar as inovações, agora é preciso considerar o fator de urgência.
A disponibilidade de empresas inovadoras como as retail techs e mesmo a opção de fornecedores especializados pode representar o impulso que faltava para realizar qualquer tipo de transição ou implementação no varejo de maneira mais sólida e confiante.
Leia mais: Novos comportamentos do consumidor no pós-pandemia
Marca própria: uma estratégia que une todas as tendências
Entre as inovações mais estratégicas a serem adotadas pela gestão e que abrangem tanto os desafios relacionados à tecnologia, quanto a novas demandas de produtos, está o lançamento da Marca Própria.
O desenvolvimento de produtos exclusivos é uma estratégia inovadora que permite aos varejistas ganhar autonomia sobre todos os aspectos do produto e das vendas. Essa é uma maneira de aplicar as maiores tendências de compra e consumo, sem depender de outras marcas e ainda aumentar suas margens de lucro.
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