4 tendências para o mercado de Marcas Próprias em 2023

Tecnologia, sustentabilidade e categorias com altas margens de lucro são algumas das oportunidades para o segmento

Mulher no supermercado segurando uma garrafa de vinho do segmento de Marcas Próprias

Por muito tempo no Brasil, as Marcas Próprias eram vistas apenas como uma opção a mais nas gôndolas. A expressividade de produtos exclusivos como vemos hoje, já superando marcas líderes em diversas categorias, tem sido impulsionada pela inflação, mas sustentada por melhorias contínuas em qualidade, variedade e embalagem, entre outros atributos.

Ano após ano, é possível enxergar uma série de inovações que tornam as Marcas Próprias cada vez mais relevantes entre os consumidores. Para seguir nessa crescente, no entanto, é necessário acompanhar de perto as movimentações do mercado.

Pensando nisso, listamos 4 tendências que devem ditar o segmento de Marcas Próprias em 2023. Confira a seguir!

Embalagens disruptivas e sustentáveis

Às vezes, pensar fora da caixa significa, de fato, pensar fora da caixa. Ou pelo menos reavaliar os modelos tradicionais de embalagem, uma das tendências para o mercado de Marcas Próprias. 

Além do impacto visual e do uso de materiais de qualidade, ao desenhar uma embalagem, é importante que as marcas se atentem à praticidade. Facilitar o dia a dia das pessoas com produtos embalados de maneira inovadora será um excelente diferencial competitivo.

Mais do que isso, a embalagem pode ser uma maneira de se conectar com o consumidor. Muitas empresas já investem nesse espaço para “contar histórias”. Por meio de um QR Code, por exemplo, é possível direcionar o cliente para um vídeo; um perfil de rede social; ou, no caso do setor alimentício, para uma página de receitas.

A sustentabilidade é mais uma forte tendência da categoria. Repensar a forma como utilizamos nossos recursos naturais é urgente e as embalagens têm um papel fundamental nessa problemática. 

Dessa maneira, empresas que trabalham com consciência ambiental oferecem valor aos consumidores. A preocupação com o descarte excessivo de plástico, altamente prejudicial ao meio ambiente, já é uma realidade. Para isso existem alternativas muito mais sustentáveis, como matéria-prima biodegradável e materiais recicláveis.

Mulher no supermercado olhando para o celular enquanto escolhe uma caixinha de ovo
Alternativas sustentáveis ao uso de plástico nas embalagens é uma das principais tendências para o setor de Marcas Próprias | Foto: Freepik

Plant-based

Andando lado a lado da sustentabilidade, o mercado plant-based é outra tendência que chegou para ficar. A preferência por produtos feitos sem qualquer ingrediente de origem animal tem sido uma das principais mudanças nos hábitos de consumo da população.

Seja por questões ambientais ou por saudabilidade, essa categoria é uma das que mais crescem no mundo. Sendo assim, já é possível observar uma alta procura por produtos que vão desde leites e “carnes” com proteínas alternativas até bucha vegetal para lavar a louça.

Vinhos e destilados

Varejistas do setor alimentício continuam procurando pelas melhores margens que suas marcas exclusivas podem oferecer. E as bebidas alcoólicas, como vinhos e destilados, são um excelente caminho para chegar a esse objetivo.

Isso porque a categoria já entrega a mesma qualidade de marcas conhecidas, só que a preços muito mais acessíveis. 

À medida que os consumidores, agora aptos a experimentar novos produtos, enxergam a qualidade dessas bebidas, fica fácil fidelizá-los, fazendo com que o setor tenha ainda mais sucesso. 

Tecnologia na gestão de Marcas Próprias 

Como produtos de Marca Própria estão intimamente associados à marca do varejista, a qualidade passa a ser indispensável. 

Portanto, é de extrema importância que os donos das marcas mantenham um alto nível de visibilidade de toda a cadeia de produção, da escolha do fornecedor ideal até o desempenho do produto na casa do consumidor. E a tecnologia chega para facilitar esse processo.

Varejistas que estão começando ou expandindo suas ofertas de Marca Própria podem se beneficiar de plataformas digitais integradas, que garantem a gestão de todas as etapas do desenvolvimento de produtos. 

Terceirizando essa frente de negócio, é possível o varejista focar no que tem expertise a fim de alavancar ainda mais o sucesso da empresa. 

O mercado de Marcas Próprias no Brasil está recheado de oportunidades. De olho nas tendências e com investimento contínuo em qualidade, é possível competir com as principais marcas em cada categoria de consumo. 

Leia também: NRF 2023: principais insights do maior evento de varejo do mundo

Conte com a Amicci para te ajudar a desenvolver os melhores produtos exclusivos. Entre em contato e saiba mais. 

 

Assine nossa newsletter!

Receba conteúdos sobre o universo de marcas próprias mensalmente.

Vantagens dos produtos de marca própria

Atinja o máximo potencial do seu varejo com marcas próprias

Os maiores varejistas do mundo já investem na criação de suas marcas próprias. Os principais motivos? Dá só uma olhada:

Saia na frente

Tenha autonomia para estar presente em todas categorias de mercado, com um produto único.

Fidelize seus clientes

Pela qualidade e por serem produtos até 20% mais baratos do que os de marcas líderes, os clientes compram mais.

Melhore suas margens

A média da margem bruta de produtos de marca própria costuma ser 5% maior.
Agende uma demonstração

Preencha o formulário abaixo para realizar o agendamento: