NRF 2023: principais insights do maior evento de varejo do mundo

Saiba como o mercado de Marcas Próprias pode se beneficiar das tendências apresentadas em Nova York

auditório da NRF 2023 durante palestra

Todos os anos, em janeiro, a NRF’s Big Show reúne em Nova York grandes varejistas, fornecedores e especialistas para discutir as tendências que devem ditar o mercado. 

Com 35 mil participantes, mais de 350 palestrantes e 800 expositores das principais marcas mundiais, a edição de 2023 aconteceu entre os dias 14 e 17 deste mês. 

O maior congresso do varejo mundial apresentou um importante panorama para o setor, destacando temas como tecnologia, sustentabilidade, centralidade no cliente e um consumo moldado pela pandemia. 

A seguir, confira alguns dos principais insights da NRF 2023 para inspirar os seus negócios de Marca Própria. 

Como a tecnologia pode beneficiar o varejo

Um assunto que permeou muitas das palestras da NRF 2023 foi a tecnologia. A própria pandemia de Covid-19 foi uma importante aceleradora da transformação digital pelo mundo. No varejo, teve o papel de aproximar os consumidores em um cenário de distanciamento social. 

Nesse sentido de um mundo cada vez mais conectado, a omnicanalidade mostrou-se novamente a protagonista. Marcas que atuam de maneira integrada em cada etapa da jornada do cliente, reduzindo gargalos e atritos, já ganham destaque frente à concorrência. 

A inteligência de dados na gestão do negócio é outro ponto a se levar em consideração. Ao apostar na estratégia data-driven, tem-se muito mais conhecimento sobre os consumidores e suas necessidades, podendo as empresas oferecer soluções mais assertivas.

Grandes nomes do setor varejista subiram ao palco da NRF 2023 para discutir o futuro do mercado
Grandes nomes do setor varejista subiram ao palco da NRF 2023 para discutir o futuro do mercado | Foto: arquivo Amicci

Integrando o espaço físico ao digital

Embora o e-commerce, que teve um avanço significativo nos últimos anos, deva continuar trazendo uma série de benefícios às marcas, o phygital (físico + digital) foi outra tendência discutida em Nova York. 

Com pessoas sentindo falta da experiência de compra em loja, o investimento no espaço físico deve voltar à estratégia de gestão. No congresso em Nova York, muito se falou sobre o ponto de venda estar digitalmente integrado, oferecendo ainda mais relevância para os momentos de consumo, com conexão emocional.

Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci e professor de varejo da FGV, esteve na NRF 2023 para acompanhar de perto as tendências do setor. Todas as percepções que teve das palestras e visitas técnicas em supermercados da região, ele trouxe para o evento Pós-NRF 2023 Amicci, realizado em fevereiro.

Assista à transmissão completa clicando aqui.

Sobre a relação entre espaço físico e digital, ele conta que, pela primeira vez, o varejo físico cresceu mais do que o online. “Mas isso não significa que o varejo digital tenha tido pouco engajamento”, disse durante o webinar.

Dados apresentados pela NielsenIQ no congresso internacional apontam uma estabilização do e-commerce, nos EUA. Enquanto em 2021 houve um crescimento de 21,5% em compras no digital, em 2022 o número permaneceu em 11,7%. “Também existe indicativos de que os consumidores estão ficando mais tempo nas lojas e vão a uma frequência maior ao ponto de venda”, afirmou Antônio.

Convidado especial do Pós-NRF da Amicci, Maurício Morgado, coordenador da FGVcev, conta que a integração entre online e offline é algo que neste ano chegou com ainda mais força. “Nesse cenário, os sistemas passam a ser integrados e o consumidor é reconhecido como único.”

Self-checkout; sistemas inteligentes para retirada e devolução de produtos; e espaço de exposição para clientes de marktplace são alguns exemplos apresentados por Morgado.

Pós-NRF 2023 Amicci apresentou os principais insights da feira de Nova York. A transmissão completa já pode ser acessada aqui.

De olho na Geração Z

Outro ponto levantado na NRF deste ano foi como a Geração Z está moldando o futuro do consumo. Dados da Nielsen revelam o crescimento em importância da parcela de consumidores entre 10 e 25 anos em todos os canais, exceto atacarejo.

Mais do que isso, a Geração Z inspirou um ecossistema de imediatismo no varejo, tendo as redes sociais como pano de fundo dessa mudança. O futuro do engajamento online, portanto, será moldado pelas expectativas desse público por experiências significativas e memoráveis.

“Com isso, é necessário o varejo se adaptar para atender e se relacionar com esse novo consumidor, que terá poder de compra cada vez mais relevante”, afirmou Antônio.

Meio ambiente em pauta 

A sustentabilidade já é uma preocupação presente no mundo dos negócios e deve ganhar ainda mais relevância nos próximos anos. Apresentado durante a NRF 2023, o relatório Future Drivers 2025, desenvolvido pela WGSN, revela que as empresas deverão repensar modelos de negócios tradicionais, passando a inserir o meio ambiente no centro da estrutura operacional.

Isso porque, segundo o estudo, os problemas climáticos causados pelo homem têm impacto direto “na cadeia de suprimentos global, na disponibilidade de recursos, nos custos tributários, na demanda do consumidor e no comércio internacional”.

Andrea Bell, vice-presidente de insights do consumidor da WGSN, durante a NRF 2023
Andrea Bell, vice-presidente de insights do consumidor da WGSN, durante a NRF 2023 | Foto: Jason Dixson Photography, divulgação NRF

“Vale dizer que a sustentabilidade é vista de forma diferente nos Estados Unidos, na Inglaterra e a nível global” contou Antônio Sá no webinar do Pós-NRF Amicci.

Segundo recente pesquisa da NielsenIQ, na Europa e EUA, por exemplo, a proteção dos recursos naturais é o que tem de mais relevante quando o assunto é meio ambiente. Já para o restante do mundo, 62% das pessoas entendem como sustentabilidade a redução da poluição do planeta.

Centralidade no cliente

“É importante entender com profundidade o consumidor, sua jornada de compra e o que realmente é importante para ele”, afirma Antônio Sá. “Muitas vezes focamos demais na concorrência ou em coisas que não são prioritárias para os clientes.” 

Dessa forma, o primeiro passo é entender a visão estratégica e a proposta de valor do varejista para que seja possível oferecer os produtos certos, no momento certo, no preço que o cliente deseja e com a experiência que fará com que ele volte a fazer negócios com a marca. 

Equipe de vendas engajada 

Para uma experiência de compra assertiva e envolvente, é necessário investir no treinamento da equipe de vendas. É ela que fará a ponte entre o consumidor e o produto, interferindo diretamente na decisão de compra. Sendo assim, na NRF foi levantada a ideia de fazer com que esses colaboradores sejam embaixadores da marca e compartilhem os valores e sonhos da companhia.

Para o mercado de Marcas Próprias, essa estratégia é fundamental. Isso porque, para que os produtos exclusivos dos varejistas façam sucesso, é necessário uma mudança no comportamento de consumo. E a percepção da qualidade de itens de Marca Própria também está muito ligada à atuação da equipe de vendas.  

Preço impulsiona troca de marca

“O consumidor está mudando, principalmente quando o bolso aperta”, contou Antônio Sá no Pós-NRF Amicci. Diante do cenário de crise que atingiu o mundo nos últimos anos, 36% dos consumidores decidem mudar de marca para melhor administrar as finanças, segundo dados da Kantar.

Nesse contexto, 15% encontra nas Marcas Próprias dos varejistas uma alternativa para continuar consumindo produtos de qualidade, a preços mais acessíveis.

Fonte: Kantar Shopperscape / setembro de 2022

E sua empresa, já atende às mudanças que prometem movimentar o varejo em 2023? Aproveite a procura dos consumidores por opções com bom custo-benefício e desenvolva produtos de Marca Própria de qualidade. Entre em contato com a Amicci e descubra como podemos te ajudar.


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