SA Varejo convidou Amicci e Indux para um Webinar sobre o futuro das Marcas Próprias no Brasil. Confira os principais insights desse bate-papo
Nos últimos anos, uma das principais mudanças no consumo da população brasileira foi a inserção de Marcas Próprias no carrinho de compras. Como consequência, indústrias e varejistas enxergaram nos produtos exclusivos uma excelente estratégia de negócio. E embora o segmento tenha crescido exponencialmente, ainda há muito espaço para evolução.
Essa movimentação de mercado protagonizada pela Marca Própria foi o tema central do Webinar da SA Varejo com Amicci e Indux, mediado por Sergio Amorim, CEO da SA Varejo, e Alessandra Morita, Head de Conteúdo. Sendo a principal fonte de informação do país sobre varejo, a plataforma convidou ambas as empresas para apresentar um panorama atual do mercado, bem como as perspectivas de futuro para o segmento.
Também participaram do bate-papo Antônio Sá e Johnny Reitzfeld, sócios-fundadores da Amicci, empresa que conecta compradores e fornecedores por meio de tecnologia; e Lucas Lanzoni, fundador e CEO da Indux, uma inteligência de mercado que atua junto a indústrias no desenvolvimento de produtos exclusivos.
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“Estamos vivendo a tempestade perfeita. Temos muitas indústrias qualificadas e varejistas com olhar mais rigoroso para as Marcas Próprias”, afirmou Antônio Sá durante o Webinar. “Esses produtos oferecem diferenciação para o negócio. Como são exclusivos, se o consumidor quiser comprá-los novamente, terá de ir àquela determinada loja.”
E assim como acontece em praticamente todos os segmentos, desde mobilidade e hospedagem até o próprio varejo, o mercado de Marcas Próprias e Terceirização já começa a passar por mudanças significativas, sustentadas por tecnologia. “Vimos isso acontecer de forma muito massiva em empresas que atendem o consumidor final. Agora é a vez do mercado B2B”, disse Johnny.
Segundo ele, que também é CEO da Amicci, a tecnologia é capaz de viabilizar o desenvolvimento de produtos exclusivos para além do grande varejo, permitindo que pequenos negócios, indústrias, distribuidores ou qualquer outro agente econômico possa lançar a sua marca.
Marca Própria: caminho para inovação
As estratégias da Marca Própria também se aplicam à indústria, responsável por fornecer os produtos exclusivos à empresa detentora da marca. O serviço de Terceirização é uma forma de aumentar a capacidade produtiva da fábrica, é claro, mas também surge como uma via para inovação.
Durante o Webinar, Lucas Lanzoni afirmou que as indústrias que apostaram nesse segmento conseguiram de fato se transformar. “O legal desse mercado é que o dono da indústria passa a se preocupar com coisas que antes não eram tão relevantes. Ou seja, começa a se estruturar em termos de qualidade.”
Isso porque, ao terceirizar produtos exclusivos, a indústria precisa garantir um alto nível de excelência com processos otimizados e matéria-prima de qualidade. “Vemos muitos bons cases no Brasil de indústrias que já têm esse segmento como o seu core business”, disse Lucas. “Não existe mais espaço para aqueles que querem fazer Marcas Próprias de forma pontual. É necessário traçar uma estratégia. Costumo dizer que esse é o meio mais rápido para entrar no jogo dos grandes players de mercado. Se a indústria decidir que esse será o caminho, apoiando-se em tecnologia e times especialistas, a chance de crescer e ganhar dinheiro é muito grande.”
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