Com os novos hábitos dos consumidores pendendo para a consciência ambiental, produtos ecologicamente corretos ganham cada vez mais espaço no mercado

Acesso rápido:
Sustentabilidade em produtos de higiene pessoal
Alternativas ao plástico dos brinquedos
Soluções ecológicas para produtos pet
Introdução
A procura por produtos mais sustentáveis já é uma realidade em diversos mercados ao redor do mundo. Quando o assunto é infância, isso não seria diferente. Considerando a média de 5 por dia, entre o nascimento e o desfralde, uma criança usa cerca de 5.000 unidades de fraldas descartáveis, que podem demorar mais de 450 anos para se decompor.
A fim de minimizar o impacto causado por esse descarte, marcas já procuram materiais alternativos menos prejudiciais à natureza para criar produtos plant based e biodegradáveis.
As fraldas plant based são produzidas com material à base de plantas, cuidadosamente desenvolvido para trazer conforto aos bebês. Além de ser mais uma opção para o consumidor, as fraldas biodegradáveis demoram menos tempo para se decompor na natureza.

Fralda feita com materiais plant based e livres de cloro, da Honest

Fralda biodegradável feita de bamboo da Eco Boom
Foco na economia circular
Seguindo a tendência, a Huggies, uma das marcas líderes do mercado de fraldas descartáveis, investiu em um programa focado em sustentabilidade, intitulado “Minha Primeira Reciclagem”. Em parceria com a Boomera, empresa especializada em economia circular, a ação é voltada para escolas de educação infantil.
Na fase piloto, que já conta com 11 escolas da região metropolitana de São Paulo, as fraldas descartáveis são coletadas, recicladas e transformadas em matéria-prima para novos produtos. A Kimberly-Clark, detentora da marca Huggies, estima que, ainda no primeiro ano, sejam recicladas cerca de 100 toneladas de fraldas.

Huggies e Boomera: Minha Primeira Reciclagem
Sustentabilidade em produtos de higiene pessoal
Não são somente as fraldas sustentáveis que atraem a atenção de pais preocupados com o impacto ambiental. Produtos de higiene pessoal também são cada vez mais procurados por esse perfil de consumidor.
No Brasil, de acordo com a Kantar, a categoria de higiene pessoal voltada para bebês e crianças cresceu 11% em valor no ano de 2018, em comparação a apenas 3% desses produtos para o público adulto. Em uma perspectiva mais ampla, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor foi de 45,6%, totalizando R$ 3,9 bilhões em 2016, segundo dados da consultoria Euromonitor.
De maneira similar ao que acontece com as fraldas, as toalhas umedecidas geram grande volume de resíduos descartados. Por isso, diversas empresas têm se empenhado em apostar em materiais orgânicos no desenvolvimento desses produtos.
Um bom exemplo é a Charlie Banana, marca americana de produtos para bebês, que, além de utilizar materiais orgânicos, tem o compromisso de retornar 1% de todo o lucro para causas ambientais. Dentre o sortimento, a empresa conta com lenços reutilizáveis 100% algodão.

Lenços reutilizáveis de algodão orgânico da Charlie Banana
Para os pais que não querem abrir mão da praticidade oferecida pelos produtos descartáveis, a alternativa sustentável são as toalhas umedecidas fabricadas com material 100% compostável. Feitas de fibras à base de plantas e fórmula composta majoritariamente por água, as toalhas se decompõem em apenas 12 semanas.

Lenços umedecidos plant based, biodegradáveis e compostáveis da ECO by Naty
Quando o assunto é cosmético, já existe um movimento que se afasta dos produtos que tentam conquistar os pais pelas embalagens ultracoloridas e se aproxima de marcas que se preocupam em detalhar os ingredientes utilizados. De acordo com pesquisa realizada pela GreenPrint, 64% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de higiene infantil sustentáveis.
Para acompanhar esse movimento, marcas com apelo natural se inserem no mercado infantil, enquanto as já conhecidas pelos pais se adaptam para trazer linhas de produtos que atendam às exigências dos consumidores mais conscientes.

B.O.B. Kids: shampoo e condicionador em barra para todas as idades

Cuidado infantil natural e vegano com shampoo, condicionador e creme preventivo de assaduras da Twoone Onetwo

Linha Vegano & Natural da Fisher Price
Leia também: Conheça as novas tendências do mercado para os cuidados com a saúde das crianças.
Alternativas ao plástico dos brinquedos
Mais de 1 milhão de toneladas de brinquedos de plástico serão produzidas no Brasil entre 2018 e 2030. É o que diz a pesquisa realizada pelo grupo de Estudos e Pesquisas em Química Verde e Sustentabilidade da UFSCAR. Esse estudo ainda avalia o impacto da publicidade infantil na saúde das crianças e do meio ambiente.
Diferente dos itens de higiene, a divulgação publicitária dos brinquedos é, na maioria das vezes, voltada para as próprias crianças. Pelo fato delas ainda não terem consciência ambiental, artigos de plástico acabam sendo adquiridos pelos pais por impulso e logo são esquecidos pelos pequenos, resultando em um ciclo de compras pouco sustentável.
Pensando nisso, algumas marcas já oferecem opções de brinquedos que solucionam essa questão, com alternativas ao uso da matéria-prima que os compõem.

EcoBirdy: Mobiliário infantil produzido a partir de brinquedos descartados

Caminhão desmontável de plástico ecológico da Luke’s Toy Factory

Peças da Lego feitas com plástico à base de cana-de-açúcar

Bicicletas de madeira e plástico reciclável da Wishbone Design Studio
Soluções ecológicas também para os pets
No mercado pet, o cenário é basicamente o mesmo. Cada vez mais aumenta a procura por produtos que agreguem funcionalidade, mas gerem menos impacto ambiental. De acordo com o Instituto Pet Brasil, estima-se que em 2020 tenham sido movimentados mais de R$ 40 bilhões no mercado pet e que, em 2021, o aumento no total de animais de estimação tenha sido de 30%.
Ainda segundo a pesquisa, atualmente, 50% do faturamento das empresas vem de pet food. No entanto, frente ao crescimento constante do número de animais de estimação e, consequentemente, a adoção de cuidados especiais com eles, acredita-se que outras categorias ganhem espaço e que tutores de pet passem a gastar cada vez mais com seus animais. Da mesma maneira que é observado na categoria infantil, no setor pet, os consumidores se mostram dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis.
A seguir, confira produtos para donas e donos de pets preocupados com o meio ambiente:

Tapete higiênico feito 50% de material reciclado, madeira e papel certificados, da Frisco

Bandeja higiênica forrada com grama natural da Bark Potty que substitui até 60 tapetes higiênicos descartáveis

Shampoo a seco com óleos essenciais da Ben Dog

Shampoo vegano biodegradável Biowash

Kit Banho Pet sólido, natural e vegano para cães e gatos, da Eco Care

Wild One: marca alia estética com funcionalidade, acessórios e brinquedos são feitos com borracha e algodão 100% naturais

Arranhador da PetFusion feito de papel reciclado
Leia também: Sustentabilidade: a tendência que veio para ficar.