Calendário de sazonalidade e produtos importados: uma estratégia de expansão de vendas

Períodos específicos do ano, como Páscoa e Black Friday, são uma oportunidade para incluir itens importados no portfólio

Calendário de sazonalidade e produtos importados

Importação é um tema que atrai a atenção de diversas empresas no Brasil. Isso porque, com essa frente de negócio, é possível expandir o portfólio de uma companhia; seja pela redução da dependência da indústria e de distribuidores nacionais, seja pelo desenvolvimento de produtos diferenciados e exclusivos.

Com o apoio de fornecedores internacionais, empresas podem desenvolver produtos de linha que atendam às necessidades mais básicas dos clientes durante o ano inteiro. Por outro lado, há também a oportunidade de usufruir de um calendário de sazonalidades para apostar em produtos de alto giro em datas ou períodos específicos.

Vale lembrar que, quando o assunto é sazonalidade, é possível dividir o calendário em algumas categorias: 

Datas comemorativas – Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

Datas comerciais: Dia do Consumidor, Black Friday e Cyber Monday.

Períodos sazonais: Estações do ano, como verão e inverno.

Para cada tipo de varejo, seja físico ou eletrônico, existem datas e períodos com potencial de venda maior, assim como produtos que costumam performar melhor a depender da época. Na Páscoa, por exemplo, varejos alimentares identificam aumento nas vendas de produtos como bacalhau e azeite. Em datas como Black Friday e Cyber Monday, os e-commerces garantem boas vendas principalmente de itens de maior valor agregado. Isso porque muitos consumidores aguardam por esses momentos para adquirir produtos mais caros, porém com descontos muito mais atrativos.

Em relação aos períodos sazonais, nota-se que há produtos com maior participação de venda em certas estações. No outono e no inverno, que costumam ser épocas mais frias, é possível observar o aumento das vendas de produtos como cobertores, mantas, vinhos e cremes hidratantes. Por outro lado, na primavera e no verão, em que as temperaturas são mais altas, existe grande procura por protetores solares e bronzeadores, bem como cadeiras de praia e itens de camping.

Por que investir em um calendário de sazonalidade?

Com um calendário de sazonalidade bem definido, os varejistas podem se programar para campanhas especiais, explorando o maior número de oportunidades durante o ano. Além disso, essa visibilidade permite que compradores façam uma avaliação prévia das categorias e, assim, reservem o orçamento necessário para investir no item desejado.

A partir de análises de vendas passadas, é possível prever quais produtos devem performar bem em determinada ação sazonal. Há casos, no entanto, que o varejo não tem base de dados concreta para realizar um estudo mais aprofundado. Nesse contexto, a dica é consultar especialistas como o time de Comércio Internacional da Amicci, que, a partir da inteligência de mercado, ajuda empresas a entender quais produtos terão maior apelo em cada campanha que se deseja atuar.

A Black Friday, por exemplo, é uma data mundialmente conhecida e, como apontado anteriormente, muitos consumidores se programam para investir um pouco mais. Essa é, portanto, uma das datas mais importantes para varejistas, já que há a oportunidade de apostar em uma gama maior de produtos e atingir outros públicos. Além disso, devido ao volume de vendas desse período, os varejistas conseguem negociar condições melhores para as importações, resultando em custos mais competitivos.

Além de garantir o produto na loja no momento correto, o calendário sazonal permite que os varejistas se antecipem em relação aos seus concorrentes

Atenção ao prazo de entrega de produtos importados

Um ponto importante para se levar em consideração ao investir em produtos importados é o prazo de entrega, que costuma ser maior do que os adquiridos em solo nacional. Isso se deve ao tempo que o item passa em transporte, principalmente em relação ao frete marítimo, além dos trâmites de liberação aduaneira. 

Sendo assim, a dica é estabelecer um “calendário reverso” para a programação das importações. Nesse documento, é recomendado incluir prazos de cada etapa, como desenvolvimento de embalagem, produção, transporte, desembaraço, entrega no centro de distribuição e, por fim, distribuição para as lojas. Dessa forma, é possível definir o momento certo para realizar o pedido a fim de que o produto esteja disponível para venda na data da campanha.

Além de garantir o produto na loja no momento correto, o calendário sazonal permite que os varejistas se antecipem em relação aos seus concorrentes. Ou seja, aquele que disponibilizar primeiro os produtos em loja pode garantir as primeiras vendas. Além disso, em algumas categorias, as compras são únicas, principalmente quando falamos de produtos duráveis, como cobertores no inverno e cadeiras de praia no verão.

Para exemplificar, se um varejo deseja garantir o maior número de vendas de cobertores, é necessário que esses produtos estejam em loja até meados do outono, quando as temperaturas já são mais amenas. 

No caso da cadeira de praia, é importante garantir os produtos em loja no início de setembro, quando se iniciam os feriados com temperaturas mais altas, pois esse é o momento que o consumidor começa a considerar a compra do produto. Aplica-se a mesma lógica para a venda de protetores solares e bronzeadores, que, apesar de não serem produtos duráveis, não são recomprados tantas vezes ao ano.

Se você se interessou pelo tema e deseja incluir o calendário de sazonalidades na estratégia da sua empresa, consulte o time de especialistas de Comércio Internacional da Amicci!

* Conteúdo desenvolvido pela área de Comércio Internacional da Amicci

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