Cuidados com a pele nas estações mais frias do ano

Entenda como evitar o ressecamento da pele e outros danos

Mulher adulta em frente ao espelho do banheiro passando creme no rosto.

Acesso rápido:

Introdução

Você sabe por que é tão importante  cuidar da nossa pele? Sendo o maior órgão do corpo humano, ela serve como uma proteção! Dessa forma, por ficarmos expostos à radiação solar, poluição, vento, poeira e em contato com agentes químicos diariamente, é fundamental termos atenção redobrada à saúde da nossa pele.

Embora as estações de outono e inverno não sejam tão intensas no Brasil como no continente europeu, nossa pele pode sofrer com essa mudança de temperatura. 

As temperaturas mais baixas, o vento e a secura prejudicam a pele. Banhos muito quentes, beber menos líquido e deixar a preguiça ser mais forte do que o cuidado são atitudes que contribuem com os danos à pele e, por isso, devem ser deixados de lado.  

Para ajudá-los a cuidar desse órgão tão importante, separamos as principais dúvidas sobre o cuidado com a pele nas estações mais frias.  

1 – Por que o banho quente é inimigo da pele? 

Os banhos quentes tiram toda a oleosidade natural da pele, pois afetam diretamente a nossa barreira cutânea, deixando-a ainda mais ressecada. No inverno, a recomendação é fazer aquele esforço e tomar banhos com água morna, ou evitar ficar muito tempo debaixo do chuveiro quente. Topa o desafio? 

2 – A alimentação mais gordurosa e com mais açúcar prejudica a pele?  

Sim. Geralmente, nessa época do ano, passamos a consumir mais açúcar e gordura, o que pode acentuar a oleosidade da pele e até mesmo causar acne. Evitar consumir de maneira exagerada doces, massas e pães pode ajudar a escapar desses problemas. 

Anote a dica: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o cardápio no inverno deve ser rico em legumes, hortaliças e frutas que neutralizam os radicais livres e, por sua vez, previnem o envelhecimento precoce da pele. Alguns exemplos desses alimentos são a laranja, mexerica, limão e cenoura, que ajudam a pele a manter a saúde em dia. 

3 – Preciso hidratar somente a pele do corpo e do rosto?

Não! É superimportante manter os lábios hidratados, pois o frio é a época do ano em que eles ficam mais ressecados. Os lábios são a área de interface entre a mucosa e a nossa pele. Sendo assim, não possuem glândulas sebáceas e o sebo que favorece a hidratação da pele. 

Dica: use e abuse de hidratantes labiais e do uso de manteiga de cacau.

4 – Preciso usar protetor solar no inverno?

Sim, o protetor solar deve ser utilizado todos os dias, sem exceção! Muita gente acredita que o sol do inverno é menos agressivo e não causa tanto danos, mas isso é mentira. Mesmo com o clima mais frio, os efeitos da radiação continuam ali. Os protetores solares protegem a pele dos danos solares – que causam rugas, flacidez, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce. 

5 – Quais outros hábitos que temos durante o tempo frio que prejudicam a pele? 
  • Beber pouca água! Segundo a SBD, manter a ingestão de água equilibrada mesmo no inverno é extremamente importante para conservar a hidratação da pele. No frio, todo o corpo tende a ficar mais debilitado, sendo a hidratação extremamente importante para manter nossa saúde. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. 

Lembre-se: deixe sempre uma garrafinha de água ao lado, para manter o hábito de ingerir água. Você pode também optar por tomar chás claros e de frutas, para se aquecer enquanto se hidrata.  

  • Utilizar pouco hidratante ou o produto errado

Sabe aquela sensação de que a pele está repuxando? Falta de hidratação! Observe a necessidade e o estado da sua pele no inverno. Às vezes, é necessário aumentar a quantidade de hidratante ou até mesmo fazer a troca para um produto mais adequado para seu tipo de pele ou para temperaturas mais frias.  

Segundo a SBD de São Paulo, “a escolha do hidratante deve, preferencialmente, ser feita em conjunto com o médico dermatologista. Isso ocorre a depender do seu tipo de pele, possíveis restrições associadas, como alergias e preferências pessoais. É recomendado o uso do produto de uma a duas vezes ao dia”. 

Não se esqueça: é importante dar atenção também à escolha dos sabonetes, pois existem opções que ressecam menos a pele. 

Desodorante Hidratante Corporal pele Seca e Extrasseca Minná da Sumirê.
Desodorante Hidratante Corporal pele Seca e Extrasseca Minná (Sumirê)

Confira também nosso artigo sobre “Suplementos alimentares”: https://bit.ly/3y8yqH7.

Material desenvolvido pela área de Desenvolvimento Técnico e Inovação (DTI) da Amicci.

Assine nossa newsletter!

Receba conteúdos sobre o universo de marcas próprias mensalmente.

Vantagens dos produtos de marca própria

Atinja o máximo potencial do seu varejo com marcas próprias

Os maiores varejistas do mundo já investem na criação de suas marcas próprias. Os principais motivos? Dá só uma olhada:

Saia na frente

Tenha autonomia para estar presente em todas categorias de mercado, com um produto único.

Fidelize seus clientes

Pela qualidade e por serem produtos até 20% mais baratos do que os de marcas líderes, os clientes compram mais.

Melhore suas margens

A média da margem bruta de produtos de marca própria costuma ser 5% maior.
Agende uma demonstração

Preencha o formulário abaixo para realizar o agendamento:

Descubra mais sobre Amicci

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading