Entenda como evitar o ressecamento da pele e outros danos

Acesso rápido:
Introdução
Você sabe por que é tão importante cuidar da nossa pele? Sendo o maior órgão do corpo humano, ela serve como uma proteção! Dessa forma, por ficarmos expostos à radiação solar, poluição, vento, poeira e em contato com agentes químicos diariamente, é fundamental termos atenção redobrada à saúde da nossa pele.
Embora as estações de outono e inverno não sejam tão intensas no Brasil como no continente europeu, nossa pele pode sofrer com essa mudança de temperatura.
As temperaturas mais baixas, o vento e a secura prejudicam a pele. Banhos muito quentes, beber menos líquido e deixar a preguiça ser mais forte do que o cuidado são atitudes que contribuem com os danos à pele e, por isso, devem ser deixados de lado.
Para ajudá-los a cuidar desse órgão tão importante, separamos as principais dúvidas sobre o cuidado com a pele nas estações mais frias.
1 – Por que o banho quente é inimigo da pele?
Os banhos quentes tiram toda a oleosidade natural da pele, pois afetam diretamente a nossa barreira cutânea, deixando-a ainda mais ressecada. No inverno, a recomendação é fazer aquele esforço e tomar banhos com água morna, ou evitar ficar muito tempo debaixo do chuveiro quente. Topa o desafio?
2 – A alimentação mais gordurosa e com mais açúcar prejudica a pele?
Sim. Geralmente, nessa época do ano, passamos a consumir mais açúcar e gordura, o que pode acentuar a oleosidade da pele e até mesmo causar acne. Evitar consumir de maneira exagerada doces, massas e pães pode ajudar a escapar desses problemas.
Anote a dica: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o cardápio no inverno deve ser rico em legumes, hortaliças e frutas que neutralizam os radicais livres e, por sua vez, previnem o envelhecimento precoce da pele. Alguns exemplos desses alimentos são a laranja, mexerica, limão e cenoura, que ajudam a pele a manter a saúde em dia.
3 – Preciso hidratar somente a pele do corpo e do rosto?
Não! É superimportante manter os lábios hidratados, pois o frio é a época do ano em que eles ficam mais ressecados. Os lábios são a área de interface entre a mucosa e a nossa pele. Sendo assim, não possuem glândulas sebáceas e o sebo que favorece a hidratação da pele.
Dica: use e abuse de hidratantes labiais e do uso de manteiga de cacau.
4 – Preciso usar protetor solar no inverno?
Sim, o protetor solar deve ser utilizado todos os dias, sem exceção! Muita gente acredita que o sol do inverno é menos agressivo e não causa tanto danos, mas isso é mentira. Mesmo com o clima mais frio, os efeitos da radiação continuam ali. Os protetores solares protegem a pele dos danos solares – que causam rugas, flacidez, manchas e outros sinais do envelhecimento precoce.
5 – Quais outros hábitos que temos durante o tempo frio que prejudicam a pele?
- Beber pouca água! Segundo a SBD, manter a ingestão de água equilibrada mesmo no inverno é extremamente importante para conservar a hidratação da pele. No frio, todo o corpo tende a ficar mais debilitado, sendo a hidratação extremamente importante para manter nossa saúde. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.
Lembre-se: deixe sempre uma garrafinha de água ao lado, para manter o hábito de ingerir água. Você pode também optar por tomar chás claros e de frutas, para se aquecer enquanto se hidrata.
- Utilizar pouco hidratante ou o produto errado
Sabe aquela sensação de que a pele está repuxando? Falta de hidratação! Observe a necessidade e o estado da sua pele no inverno. Às vezes, é necessário aumentar a quantidade de hidratante ou até mesmo fazer a troca para um produto mais adequado para seu tipo de pele ou para temperaturas mais frias.
Segundo a SBD de São Paulo, “a escolha do hidratante deve, preferencialmente, ser feita em conjunto com o médico dermatologista. Isso ocorre a depender do seu tipo de pele, possíveis restrições associadas, como alergias e preferências pessoais. É recomendado o uso do produto de uma a duas vezes ao dia”.
Não se esqueça: é importante dar atenção também à escolha dos sabonetes, pois existem opções que ressecam menos a pele.

Confira também nosso artigo sobre “Suplementos alimentares”: https://bit.ly/3y8yqH7.
Material desenvolvido pela área de Desenvolvimento Técnico e Inovação (DTI) da Amicci.