Comércio internacional como ferramenta de expansão de negócios

Importação, exportação, sourcing internacional, trading. Entenda como esses processos podem fortalecer seu negócio e abrir portas para parcerias de sucesso.

Comércio internacional é um tema que atrai a atenção de diversas empresas, afinal ao redor do mundo existem diversas oportunidades para expandir os negócios, seja importando insumos, produtos e novas tecnologias para aumentar o portifólio da companhia no território nacional ou exportando seus produtos para atingir novos mercados consumidores.

Contudo, para diversas companhias, a entrada no comércio internacional parece difícil, distante da realidade da empresa ou até mesmo falta o conhecimento dos benefícios que o mercado externo pode trazer para os atuais e futuros negócios da companhia.

Quando pensamos em importação, por exemplo, que basicamente consiste na compra no exterior de insumos para indústrias, produtos acabados, tecnologias e muito mais, podemos identificar, principalmente, os seguintes benefícios:

  • Redução da dependência da indústria nacional;
  • Acesso a produtos não ofertados pela indústria local;
  • Acesso a produtos inovadores e exclusivos;
  • Custos mais competitivos em relação ao mercado nacional.

Sobre o mercado brasileiro, é importante notar que ainda há muito a ser desenvolvido na indústria local, por isso a importação de produtos acabados em diversas categorias é intensa e oportuna para empresas de diversos setores.

Quanto as operações de exportação, que podem ser resumidamente explicadas como a venda de produtos de qualquer espécie para compradores no exterior, podemos identificar especialmente algumas vantagens:

  • Expansão da atuação da companhia.
  • Acesso a novos mercados consumidores;
  • Diversificação da carteira de clientes.

O agronegócio e a agropecuária, por exemplo, são atores muito importantes na balança comercial brasileira no quesito exportação, contudo há diversos outros setores, sejam de insumos ou produtos acabados, com oportunidades de acesso aos mercados externos, sendo basicamente necessário o interesse dessas companhias nessa “internacionalização”.

Ser uma empresa importadora ou exportadora é acessível a qualquer companhia que esteja regularizada perante a legislação, sendo necessário efetuar a habilitação do Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR) o qual dará acesso ao Portal Siscomex, pelo qual a Receita Federal brasileira fará a fiscalização aduaneira de todos os processos de importação e exportação.

Rua comercial no centro de Shanghai, na China

Com a habilitação em mãos, a empresa pode legalmente dar início as operações, porém é indicado que antes disso a companhia desenhe o processo a ser realizado e indique quais serão os atores envolvidos em cada etapa. No caso da importação, por exemplo, o importador ou comprador da mercadoria precisa estar ciente de que existe um processo logístico e aduaneiro a ser realizado, os quais serão da sua responsabilidade, então ele precisará ter uma equipe interna que fará esse processo ou poderá terceirizar esse trabalho contratando uma trading, por exemplo, o que é mais comum para novos importadores.

Uma trading, de forma bem resumida, é uma empresa com expertise em operações do comércio exterior, a qual busca reduzir os entraves para a realização de importações e exportações, facilitando o processo para seus clientes. Elas realizam o planejamento operacional do processo, buscando as opções fiscais e logísticas mais vantajosas, sendo elas responsáveis pela contração dos fretes em todas suas modalidades, além do despacho aduaneiro, realizando toda a operação desde a coleta no armazém do fornecedor até a entrega no Centro de Distribuição do cliente, por exemplo.

Do Brasil para o mundo, ou do mundo para o Brasil

Com o processo definido, a empresa pode iniciar a sua operação no mercado externo, contudo, nesse momento, principalmente para iniciantes, é que surge o maior desafio: como encontrar fornecedores e clientes no exterior? Ou melhor: como encontrar os fornecedores mais qualificados e os clientes com maior potencial para os meus projetos no exterior?

Existem diversas formas de localizar um fornecedor ou um cliente no mercado externo, sendo necessário muitas vezes utilizar alguns desses métodos combinados para chegar a uma lista de nomes potenciais, contudo, um novo importador ou exportador dificilmente terá o know-how necessário para efetuar essa prospecção por conta própria, além disso, desenvolver e manter uma equipe com as qualificações necessárias para esse serviço pode ser bem custoso.

O Sourcing Internacional, como é denominada a prospecção de fornecedores e clientes no mercado externo, é uma questão que pode ser facilmente resolvida para qualquer empresa a partir da contratação de uma empresa de Sourcing como a Amicci, que possuí um time especializado que atua na prospecção e no desenvolvimento insumos para indústrias, produtos acabados para varejistas, além de atuar em projetos de comanufatura.

Especialistas em comércio internacional

A Amicci se propõe a conectar seus clientes com os melhores negócios ao redor do globo, desenvolvendo parcerias duradouras com os melhores players do mercado, buscando inovação e seguindo tendencias, além de entregar projetos rentáveis e de alta qualidade, de serviço e de produto.

A estrutura da Amicci conta com um escritório localizado no maior polo industrial do mundo, a China, o que possibilita o acesso a uma extensa gama de fornecedores das mais variadas categorias, além do acompanhamento de perto do que tem sido desenvolvido para o mundo todo. Além disso, o time especializado tem acesso as principais ferramentas e plataformas do mercado, se atualizando constantemente das tendencias para apresentar aos seus clientes as melhores oportunidades em primeira mão.

Agora sim, com a contratação do serviço de Sourcing da Amicci, qualquer empresa que deseje importar ou exportar produtos, que esteja legalizada, com RADAR habilitado no Portal Siscomex e que tenha definido seu processo logístico e de liberação aduaneira pode iniciar suas operações.

Conteúdo desenvolvido por Amanda Nogueira, da área de Comércio Exterior da Amicci.

Assine nossa newsletter!

Receba conteúdos sobre o universo de marcas próprias mensalmente.

Vantagens dos produtos de marca própria

Atinja o máximo potencial do seu varejo com marcas próprias

Os maiores varejistas do mundo já investem na criação de suas marcas próprias. Os principais motivos? Dá só uma olhada:

Saia na frente

Tenha autonomia para estar presente em todas categorias de mercado, com um produto único.

Fidelize seus clientes

Pela qualidade e por serem produtos até 20% mais baratos do que os de marcas líderes, os clientes compram mais.

Melhore suas margens

A média da margem bruta de produtos de marca própria costuma ser 5% maior.
Agende uma demonstração

Preencha o formulário abaixo para realizar o agendamento: