Marcas exploram novos formatos de produtos alimentícios indulgentes

Com um consumidor cada vez mais preocupado com a saúde, marcas exploram novas formas de adaptar alimentos indulgentes à tendência da saudabilidade

Casal negro fazendo compras e analisando um produto.

Acesso rápido
Mudanças de hábitos no mercado consumidor
Porções reduzidas
Sazonalidade
Indulgência e saudabilidade
Um olhar para a nova rotulagem nutricional

Mudanças de hábitos no mercado consumidor

Estima-se que o crescimento do setor de alimentos saudáveis deva ser de 9% ao ano até 2030, quando chegar a marca de um quinto do total de alimentos embalados no Brasil. Para saber mais acesse o artigo seis grandes tendências para o varejo de alimentos. Com isso se observa um consumidor mais cauteloso com os alimentos que ingere, dando mais atenção a uma alimentação saudável, para melhorar a sua qualidade de vida, tanto agora, quanto no futuro. Além disso, com a nova rotulagem nutricional se tornando mais visível nas embalagens dos produtos, a tendência é que este comportamento cresça mais ainda.

Embora os consumidores queiram melhorar os seus hábitos alimentares, também querem evitar sentimentos de compromisso e sacrifício. Como resultado, eles procuraram levar uma dieta saudável na maioria das vezes, para justificar os momentos ocasionais de indulgência como em reuniões familiares, datas comemorativas e ocasiões sociais.

Em pesquisa realizada pela ADM (2022), 64% dos consumidores globais relataram não ter problema em desfrutar de guloseimas indulgentes como parte da dieta saudável; na América do Sul o índice é de 56%.  Os preferidos são:

  • Salgadinhos;
  • Refrigerantes;
  • Sobremesas refrigeradas;
  • Chocolate e outros doces.

Uma forma que as marcas desses setores vêm encontrando para se adaptar à alimentação saudável foi por meio de variações de seus produtos. Os maiores exemplos são as porções reduzidas, as sazonalidades e até mesmo indulgentes mais saudáveis. Confira alguns deles e seus formatos a seguir:

Porção reduzidas

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel (2017), 71% dos consumidores concordam que se alimentar saudavelmente significa consumir alimentos e bebidas em pequenas quantidades.

Essa tem sido uma das estratégias das empresas para que os consumidores sintam que estão consumindo pouco do alimento indulgente, além de utilizar novos formatos de embalagens para produtos já existentes, impulsionando a tendencia on the go, referente à prática de consumir produtos durante os deslocamentos de um local para outro. Confira:

Novos sabores Pipocas Prontas salgadas Yoki

As novas versões chegam nos sabores mais pedidos pelos brasileiros: Queijo Parmesão, Manteiga Temperada e Sal Marinho. Além disso, as novidades estão à venda em dois tamanhos: 28g, ideal para aquele lanche rápido e 58g, para comer e compartilhar, com apenas 37 calorias por xícara.

Oreo Thins

Esses biscoitos finos são uma versão mais leve e crocante dos biscoitos originais OREO, com a mesma formulação, porém com dimensões menores e embalagens de 104g.

NABATI BITES E MINI CRACKER

Com biscoitos de pote em pequenas porções, as marcas oferecem novos formatos de embalagens e porções para produtos já conhecidos.

Sazonalidade

A sazonalidade é um ciclo repetitivo em determinados períodos do ano. Por isso, quando aplicado ao varejo este conceito geralmente se refere a flutuação da demanda. Assim, influenciado por diversos fatores externos, todo o negócio possui períodos de alta e baixa nas vendas.

Os produtos sazonais são ideais para aproveitar a indulgência, excepcionalmente devido a serem momentos únicos do ano, sendo um sinal verde para aproveitar as ocasiões como um todo, inclusive na alimentação.

Fato é, quando bem explorada, principalmente nas datas comemorativas, a sazonalidade é uma ótima oportunidade de alavancar as vendas de qualquer negócio, pois explora a criatividade e atratividade como forma de diferenciação dos produtos desenvolvidos. Conheça dois exemplos:

Pascoattone – Casa Suíça

O clássico Panetone é obrigatório no Natal e a Casa Suiça lançou em 2022 dois novos Pascoattones que juntam duas datas comemorativas em um só produto: Pascoattone Romeu e Julieta, com recheio de goiabada e queijo; e Três Chocolates, que une os chocolates ao leite, branco e meio amargo.

BOMBONS ESPECIAIS DIA DOS NAMORADOS – LACTA

A caixa Lacta Coração traz 16 unidades de bombons em formato de coração, que foram embalados individualmente com mensagens de carinho, como: “Obrigado”, “Meu tudo” e várias outras. Já entre os sabores que vem estão: ao leite, branco com amendoim, avelã, caramelo salgado e chocolate 60% cacau com geleia de morango.

Cookie Halloween – PremieRpet

Já no quesito pets, a PremieRpet lançou o PremieR Cookie Halloween, a novidade chega no sabor abóbora e amora. “Essa edição foi pensada para atender tutores que desejam vivenciar momentos únicos e especiais de interação e diversão com seus cães, sem abrir mão da saudabilidade, do sabor e dos ingredientes naturais”, afirma o médico-veterinário Fernando Jun Suzuki, diretor de marketing da PremieRpet.

Indulgência e Saudabilidade

Além das porções reduzidas, os alimentos fortificados, com benefícios nutricionais, têm sido tendências nas escolhas dos consumidores e podem ser aliados ao sabor para os cativar, mas diante da competitividade do mercado, as opções que os tornem diferenciados se tornam imprescindíveis.

A Kobber tem uma linha dedicada aos doces indulgentes com restrições e reduções de açúcar. Conheça:

Barrinha de Tapioca com recheio de doce de leite

A Barra de Tapioca Doce de Leite, conta com uma novidade, uma tecnologia exclusiva, pois é a única que contém Flocos de Tapioca, de baixa caloria, baixo sódio e zero glúten.

Fitty Mousse de limão com chocolate zero

Sem açúcar, sem glúten e baixo sódio, os Fitty Zero são doces tradicionais que dão água na boca, além de serem macios e fáceis de comer.

MINIBARRAS DE FRUTAS
BARRAs DE CEREAIS PETIT GATEAU COM COBERTURA DE CHOCOLATE

Um olhar para a nova rotulagem nutricional

Com a chegada da nova legislação de rotulagem nutricional, a indústria de alimentos tem se movimentado para realizar a adequação de seus produtos e embalagens. E, dentre as mudanças, a legislação trará um alerta no painel frontal para o alimento que conter altos teores de açúcares adicionados, sódio ou gorduras saturadas, por meio do FOP (front-of-pack – rotulagem nutricional frontal).

Sabemos que os hábitos de consumo variam em cada região, mas, olhando para os países em que a legislação de rotulagem nutricional já foi implantada, como no pioneirismo do Chile em 2016, as mudanças de hábito de consumo já foram perceptíveis. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre a rotulagem frontal nutricional no Mercosul.

Em pesquisa conduzida pelo governo chileno em 2018, 92,4% dos consumidores avaliam como “boa” ou “muito boa” a medida e 37% afirmam que a sinalização fez com que modificassem algumas escolhas alimentares. Como consequência, cerca de 20% dos produtos que continham um ou mais selos pretos em suas embalagens já foram reformulados, de modo a se tornarem mais saudáveis e para que pudessem dispensar a sinalização de alerta.

Como se sabe, o sabor é um importante fator de recompra para os consumidores, sendo este um desafio para a indústria na reformulação de seus produtos. Além disso, a indulgência pode ser aliada a uma dieta saudável, uma vez que os consumidores relatam que o equilíbrio é essencial para desfrutar dessas guloseimas, sendo alternativas para estes produtos mediante a nova rotulagem frontal. Confira também nosso outro artigo sobre alimentos indulgentes, clicando aqui.

Fonte: https://bit.ly/3NlWLyW

Material desenvolvido pela área de Desenvolvimento Técnico e Inovação (DTI) da Amicci.

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