O resultado foi uma combinação do forte desempenho das lojas novas e os recordes alcançados com vendas líquidas de MPs, além do crescimento do Banco Carrefour
O ano de 2021 terminou bem para o Grupo Carrefour Brasil. Com abertura de 63 unidades das mais variadas bandeiras, o Grupo se consolidou como o maior ecossistema de varejo alimentar do país, com um total de 779 lojas abertas. Outros motivos foram a expansão do Atacadão, a recuperação do Banco Carrefour, o crescimento da marca Carrefour Varejo e as iniciativas de ESG.
“O Grupo Carrefour Brasil apresentou um desempenho muito resiliente no quarto trimestre e no ano de 2021 com crescimento nas vendas brutas e EBITDA ajustado, mesmo diante de uma base de comparação muito difícil”, afirma Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Crescimento acelerado
Em dezembro de 2021, o Grupo atingiu a marca histórica de 250 lojas do Atacadão espalhadas por todos os estados do país, consolidando-se como o maior atacarejo do país. Ao todo, foram inauguradas 44 lojas no ano (sendo 22 conversões do Makro), o EBITDA Ajustado atingiu R$ 1,2 bilhão no último trimestre (+12% no comparativo com o mesmo período de 2020) e o canal digital da rede representou 2,1% do total de vendas.
Ao longo de dois anos em um cenário de pandemia, as vendas totais do Carrefour Varejo permaneceram sólidas e encerraram o quarto trimestre em 2021 em território positivo (3,0%), impulsionadas pelo desempenho alimentar de 15,9% no período. Além disso, os produtos de Marca Própria continuam quebrando recordes a cada trimestre, representando +19,4% das vendas líquidas totais de alimentos no quarto trimestre do ano.
Já o faturamento do Banco Carrefour cresceu 14,6% e atingiu R$ 13,3 bilhões no trimestre, impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+8,8%) quanto pelo cartão de crédito Atacadão (+26,1%). Outros produtos, compostos principalmente por empréstimos pessoais, também apresentaram o resultado de R$ 155 milhões. A carteira de crédito total atingiu R$ 15,4 bilhões (+13,4% a/a).
Estratégias de ESG
Com relação a ESG, o Grupo conseguiu diminuir o consumo de energia em suas operações em 21%, 87% das fazendas que fornecem carne estão em compliance com a política da empresa de desmatamento zero, estando os 13% restando bloqueados para fornecimento ou em estado de readequação. Na área social, a empresa fez um investimento de de R$ 115 milhões em ações de combate ao racismo até o final do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e viabilizamos 300 bolsas de qualificação profissional em tecnologia para jovens negros em situação de vulnerabilidade social.
“Nosso ecossistema multiformato e multicanal se fortaleceu ainda mais e o fechamento da aquisição do Grupo BIG, esperado até junho, cujas metas de sinergias foram elevadas, deve contribuir para mais um ano de crescimento em 2022. O Grupo Carrefour Brasil apresentou um desempenho muito resiliente neste período, com crescimento nas vendas brutas e EBITDA ajustado, mesmo diante de uma base de comparação muito difícil”, relata o CEO.
Fonte: Super Varejo
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