Desde o início da pandemia as vendas de produtos de limpeza roupas e casa têm sido impulsionadas. Com consumidores cada vez mais exigentes, as marcas tiveram que se tornar mais competitivas e colocar em evidência diferenciais de mercado.
Só em relação ao ano de 2019 e 2020, houve um aumento expressivo no share de vendas de produtos desta categoria, representando um aumento entre 5,1% a 8,5%, e até 2025 a previsão será deste share se tornar 17,6%. (Fonte: Euromonitor).
FRAGRÂNCIAS ENCAPSULADAS
Há muito tempo sabe-se que, entre todos os sentidos humanos, existe um que se relaciona muito mais intensamente com as lembranças: o olfato. Este sentido possui essa capacidade devido a ser o único a ter uma ligação direta com o sistema límbico dentro do cérebro, que é o sistema responsável pelas emoções e memórias.
De acordo com o Instituto do Sentido Olfativo, o ser humano é capaz de recordar cheiros com até 65% de precisão após um ano, em contraste com apenas 50% de memórias visuais após três meses. Ainda, de acordo com Morrin e Ratneshwar, as fragrâncias em um ambiente melhoram a recordação e o reconhecimento de marcas conhecidas.
Tendo isso em vista, é possível notar a importância de se possuir produtos com perfumes agradáveis e duradouros e como eles possuem ação direta sob o consumidor, onde mesmo sem saber, a fragrância remeterá algo para ele, despertando lembranças antes esquecidas ou criando novas memórias olfativas.
Sabendo da importância de fragrâncias agradáveis e duradouras e possuindo consumidores cada vez mais exigentes, o mercado de limpeza vêm aprimorando seus produtos no que diz respeito a esses parâmetros, principalmente na categoria de amaciantes.
Como exemplo, temos os amaciantes Ypê e Downy, que vem lançando cada vez mais produtos ligados à perfumaria fina, além de inserirem em seus produtos a tecnologia de fragrâncias encapsuladas, ao invés de utilizar fragrâncias “livres”.
O que são fragrâncias encapsuladas?
São fragrâncias que ao invés de estarem livres na formulação, estão inseridas em pequenas esferas de polímero (plástico). Estas esferas, quando há movimento utilizando-se a roupa, pelo atrito ou toque, se rompem e liberam gradativamente a fragrância ao ambiente.
Quais são os benefícios sensoriais e técnicos deste método?
– Protege a formulação (dão maior estabilidade às fragrâncias)
– Libera a fragrância no momento desejado (quando se está usando as roupas)
– Perfumação prolongada.
(Fonte: Vollmens)


FRAGRÂNCIAS INSPIRADAS EM PERFUMARIA FINA:
De acordo com a Euromonitor, a categoria de laudry care (categoria de cuidados com as roupas) está se tornando cada vez mais orientada a fragrâncias, onde o consumidor identifica este ponto como valor agregado ao produto.
Antes o mercado trabalhava com notas de fragrâncias mais tradicionais, porém, hoje é perceptível a tendência ou expansão, do portfólio por fragrâncias com notas mais inovadoras, inspirados em perfumaria fina.
As fragrâncias finas, segundo a casa de fragrâncias Takasago, são baseadas na síntese de compostos aromáticos como vanilina e cumarina, que ajudam a fazer composições de perfumes com notas antes não conhecidas;
De acordo com Martin Lindstrom (para a Brand Sense de 2011), 75% das emoções que geramos diariamente são influenciadas pelo cheiro e o humor é melhorado em até 40% nos ambientes perfumados agradavelmente.
Downy Perfume Collection

Ypê Alquimia
Mon Bijou Perfume Secretos.
Até mesmo marcas menos renomadas já estão apostando nestas fragrâncias, como a Mon Bijou Perfume Secretos.
SENTIMENTOS E AROMAS
Agora que você sabe um pouquinho mais como funcionam os aromas no nosso cérebro e como eles podem modificar nosso humor, abaixo fica resumido os aromas mais comuns no dia a dia e o que eles são capazes de nos induzir:
Lavanda: este cheirinho é capaz de acalmar a mente e relaxar o corpo, pode até proporcionar um sono mais tranquilo!
Canela: maaas se na verdade você que despertar ao invés de dormir, este cheirinho é o mais indicado para o seu ambiente.
Capim santo: com a correria do dia a dia, é difícil não sermos pegos com a famosa “ansiedade”, caso esse seja o seu caso, aposte neste aroma, com certeza você vai sentir diferença.
Hortelã: está precisando se concentrar mais no trabalho ou estudos? Então, tente deixar seu ambiente com esse cheirinho, a concentração virá com certeza!
MERCADO INTERNACIONAL E LANÇAMENTOS
Os hábitos intensos de higiene adquiridos durante a pandemia e os períodos de quarentena em que as pessoas estão mais em casa, intensificaram o uso dos banheiros e a procura por produtos que facilitem a higienização e tragam bem-estar durante o uso deste cômodo.
Segundo a Euromonitor, nos últimos 5 anos houve aumento de 24% nas vendas globais de limpadores para banheiros e crescimento de 26,1% em produtos de toilet care (produtos para cuidados específicos com o vaso sanitário). Para o mercado brasileiro, a perspectiva de crescimento dessas categorias nos próximos 5 anos é ainda maior que o mercado global: cerca de 12,5 % em limpadores de banheiro e 18,5% em toilet care. A procura intensifica a necessidade de inovações no segmento.
Confira algumas inspirações a seguir:
ToiletWand da Clorox
É um sistema de limpeza de vasos sanitários composto por 6 esponjas descartáveis que ao serem expostas em água, liberam o ativo limpante e após usadas, essas esponjas são descartadas, evitando a necessidade de guardar a escova contaminada após seu uso.
Fragrance Switch da Bloo
São blocos para vaso sanitário que prometem 10% mais fragrância que demais marcas, além de entregarem dois aromas diferentes em uma única aplicação: notas de pêssego quando o vaso está seco e notas de maçã após o contato do produto com a água da descarga.
ACESSÓRIOS DE LIMPEZA COM MATERIAL E EMBALAGEM RECICLADAS
Abordamos recentemente a tendência de mercado por produtos ecologicamente corretos e embalagens que não agridam o meio ambiente.
Com este foco, a marca de produtos e acessórios de limpeza da Positiva, implementou no mercado, produtos com diretrizes da economia circular, possuindo plásticos coletados dos oceanos ou embalagens de papel reciclado.
Podemos ver a seguir alguns dos exemplos de acessórios de limpeza que possuem em seu portfólio, onde muitos deles além de possuírem essa pegada verde, são feitos por artesãos regionais, ajudando o sustento de muitas famílias humildes:
Esfregão ecológico: substitui escovas de nylon convencionais, é feita a partir de nylon reutilizado “já fui uma rede de pesca”
Flanela, pano de chão, pano de prato orgânica: é feito de algodão 100% orgânico (não possui veneno na produção do algodão), hipoalergênica, sem corantes e químicos, além de ser produzido artesanalmente.
Leia mais sobre o crescimento na busca por produtos sustentáveis após Pandemia.