O mundo das fragrâncias na categoria de limpeza

Desde o início da pandemia as vendas de produtos de limpeza roupas e casa têm sido impulsionadas. Com consumidores cada vez mais exigentes, as marcas tiveram que se tornar mais competitivas e colocar em evidência diferenciais de mercado.

Só em relação ao ano de 2019 e 2020, houve um aumento expressivo no share de vendas de produtos desta categoria, representando um aumento entre 5,1% a 8,5%, e até 2025 a previsão será deste share se tornar 17,6%. (Fonte: Euromonitor).

FRAGRÂNCIAS ENCAPSULADAS

Há muito tempo sabe-se que, entre todos os sentidos humanos, existe um que se relaciona muito mais intensamente com as lembranças: o olfato. Este sentido possui essa capacidade devido a ser o único a ter uma ligação direta com o sistema límbico dentro do cérebro, que é o sistema responsável pelas emoções e memórias.

De acordo com o Instituto do Sentido Olfativo, o ser humano é capaz de recordar cheiros com até 65% de precisão após um ano, em contraste com apenas 50% de memórias visuais após três meses. Ainda, de acordo com Morrin e Ratneshwar, as fragrâncias em um ambiente melhoram a recordação e o reconhecimento de marcas conhecidas.

Tendo isso em vista, é possível notar a importância de se possuir produtos com perfumes agradáveis e duradouros e como eles possuem ação direta sob o consumidor, onde mesmo sem saber, a fragrância remeterá algo para ele, despertando lembranças antes esquecidas ou criando novas memórias olfativas.

Sabendo da importância de fragrâncias agradáveis e duradouras e possuindo consumidores cada vez mais exigentes, o mercado de limpeza vêm aprimorando seus produtos no que diz respeito a esses parâmetros, principalmente na categoria de amaciantes.

Como exemplo, temos os amaciantes Ypê e Downy, que vem lançando cada vez mais produtos ligados à perfumaria fina, além de inserirem em seus produtos a tecnologia de fragrâncias encapsuladas, ao invés de utilizar fragrâncias “livres”.

O que são fragrâncias encapsuladas?

São fragrâncias que ao invés de estarem livres na formulação, estão inseridas em pequenas esferas de polímero (plástico). Estas esferas, quando há movimento utilizando-se a roupa, pelo atrito ou toque, se rompem e liberam gradativamente a fragrância ao ambiente.

Quais são os benefícios sensoriais e técnicos deste método?

– Protege a formulação (dão maior estabilidade às fragrâncias)

– Libera a fragrância no momento desejado (quando se está usando as roupas)

– Perfumação prolongada.

(Fonte: Vollmens)

Fragrâncias encapsuladas no amaciante
Fragrâncias encapsuladas nas tramas do tecido antes de serem rompidas

FRAGRÂNCIAS INSPIRADAS EM PERFUMARIA FINA:

De acordo com a Euromonitor, a categoria de laudry care (categoria de cuidados com as roupas) está se tornando cada vez mais orientada a fragrâncias, onde o consumidor identifica este ponto como valor agregado ao produto.

Antes o mercado trabalhava com notas de fragrâncias mais tradicionais, porém, hoje é perceptível a tendência ou expansão, do portfólio por fragrâncias com notas mais inovadoras, inspirados em perfumaria fina.

As fragrâncias finas, segundo a casa de fragrâncias Takasago, são baseadas na síntese de compostos aromáticos como vanilina e cumarina, que ajudam a fazer composições de perfumes com notas antes não conhecidas;

De acordo com Martin Lindstrom (para a Brand Sense de 2011), 75% das emoções que geramos diariamente são influenciadas pelo cheiro e o humor é melhorado em até 40% nos ambientes perfumados agradavelmente.

Downy Perfume Collection

Esta coleção possui fragrâncias com notas                       refrescantes de frutas e misturas florais.

Ypê Alquimia

Mon Bijou Perfume Secretos.

Até mesmo marcas menos renomadas já estão apostando nestas fragrâncias, como a Mon Bijou Perfume Secretos.

SENTIMENTOS E AROMAS

Agora que você sabe um pouquinho mais como funcionam os aromas no nosso cérebro e como eles podem modificar nosso humor, abaixo fica resumido os aromas mais comuns no dia a dia e o que eles são capazes de nos induzir:

Lavanda: este cheirinho é capaz de acalmar a mente e relaxar o corpo, pode até proporcionar um sono mais tranquilo!

Canela: maaas se na verdade você que despertar ao invés de dormir, este cheirinho é o mais indicado para o seu ambiente.

Capim santo: com a correria do dia a dia, é difícil não sermos pegos com a famosa “ansiedade”, caso esse seja o seu caso, aposte neste aroma, com certeza você vai sentir diferença.

Hortelã: está precisando se concentrar mais no trabalho ou estudos? Então, tente deixar seu ambiente com esse cheirinho, a concentração virá com certeza!

MERCADO INTERNACIONAL E LANÇAMENTOS

Os hábitos intensos de higiene adquiridos durante a pandemia e os períodos de quarentena em que as pessoas estão mais em casa, intensificaram o uso dos banheiros e a procura por produtos que facilitem a higienização e tragam bem-estar durante o uso deste cômodo.

Segundo a Euromonitor, nos últimos 5 anos houve aumento de 24% nas vendas globais de limpadores para banheiros e crescimento de 26,1% em produtos de toilet care (produtos para cuidados específicos com o vaso sanitário). Para o mercado brasileiro, a perspectiva de crescimento dessas categorias nos próximos 5 anos é ainda maior que o mercado global: cerca de 12,5 % em limpadores de banheiro e 18,5% em toilet care. A procura intensifica a necessidade de inovações no segmento.

Confira algumas inspirações a seguir:

ToiletWand da Clorox

É um sistema de limpeza de vasos sanitários composto por 6 esponjas descartáveis que ao serem expostas em água, liberam o ativo limpante e após usadas, essas esponjas são descartadas, evitando a necessidade de guardar a escova contaminada após seu uso.

Fragrance Switch da Bloo

São blocos para vaso sanitário que prometem 10% mais fragrância que demais marcas, além de entregarem dois aromas diferentes em uma única aplicação: notas de pêssego quando o vaso está seco e notas de maçã após o contato do produto com a água da descarga.

ACESSÓRIOS DE LIMPEZA COM MATERIAL E EMBALAGEM RECICLADAS

Abordamos recentemente a tendência de mercado por produtos ecologicamente corretos e embalagens que não agridam o meio ambiente.

Com este foco, a marca de produtos e acessórios de limpeza da Positiva, implementou no mercado, produtos com diretrizes da economia circular, possuindo plásticos coletados dos oceanos ou embalagens de papel reciclado.

Podemos ver a seguir alguns dos exemplos de acessórios de limpeza que possuem em seu portfólio, onde muitos deles além de possuírem essa pegada verde, são feitos por artesãos regionais, ajudando o sustento de muitas famílias humildes:

Esfregão ecológico: substitui escovas de nylon convencionais, é feita a partir de nylon reutilizado “já fui uma rede de pesca”

Flanela, pano de chão, pano de prato orgânica: é feito de algodão 100% orgânico (não possui veneno na produção do algodão), hipoalergênica, sem corantes e químicos, além de ser produzido artesanalmente.

Leia mais sobre o crescimento na busca por produtos sustentáveis após Pandemia. 

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