Bebidas: Tendências do segmento para 2022

Além do segmento de bebidas estar entre um dos setores que mais crescem no Brasil nos últimos tempos, o ano de 2021 foi um ano no qual os consumidores buscaram por produtos com alta qualidade e ótimo custo-benefício para saúde, porém estão dispostos a experimentar inovações do mercado, além disso, vem surgido alguns modelos novos de embalagens e alternativas que o mercado de bebidas tem mostrado frente a necessidade de redução de açúcar, veja a seguir:

 

TENDÊNCIAS & LANÇAMENTOS NO SEGMENTO DE BEBIDAS

As empresas deverão adequar o mix de produtos ao novo contexto pós pandemia. O Tracker Global COVID-29 Mintel – Brasil mostra que 45% dos brasileiros têm dado alta prioridade a alimentar-se de forma saudável e 25% dos consumidores afirmaram que têm consumido bebidas não alcoólicas mais saudáveis.

 

Saúde Intestinal e Imunológica – Probióticos e Prebióticos

Bebidas Probióticas fermentado com Kefir sabores Morango, Limão Hortelã, Limão e Açaí de Morango da marca Kevita.
Linha de Kombuchá vegana da marca Kombuchá Brazil .

 

Refrigerantes com espumante prebiótico da marca POPPI.

 

Fonte: Linha de Sucos Detox da marca Green People.

Saúde Mental

Marca AHA da Coca-Cola para a linha de água com gás e cafeína.

 

Refrigerantes infusionados com CBD que promove alivio de dor, relaxamento e melhora do humor.

Bebidas Alcoólicas

Small Beers – Bebidas com baixo Teor Alcoólico

Linha de cervejas Lagers da marca Avós com baixo teor alcoólico.

Hard Seltzers – Bebidas com baixo Teor Alcoólico

Linha de hard seltzes sabores manga, maracujá e pêssego; limão, maçã verde e kiwi; tangerina e gengibre; e amora morango e mirtilo da marca Verano.

Vinho em Lata

Linha de vinhos em lata da indústria Góes – Sauv e Evino – VIBRA.

 

Chopp de Vinho

Exemplos de Chopp de Vinho da Pink Moon 600ml 5,9%ºGL (Arbor Brasil) e da Grape Cool 600ml – 5,9%ºGL (Góes). 

GIN – pronto para beber!

Visto o sucesso do Gin, indústrias começaram a lançar a versão pronta para beber. Marcas Brasileiras: Easy Booze, Torquay, Le Mule e a tradicional Seagers.

O Fantástico Mundo dos sabores

Criar novos produtos e antecipar lançamentos de bebidas diferenciadas é o que impacta o consumidor. O que vemos são bebidas voltadas principalmente para o apelo sensorial com sabores nunca antes vistos.

Red Bull lança novo sabor e energético e o Brasil é o único país da América do Sul a comercializar.

 

A marca da Funtola traz o Bubble Gum sabor chiclete, Space Cow aromatizada de sabor mashmellow com morango e o Mango Trio mistura o abacaxi ao sabor da laranja. A empresa usa inteligência artificial para combinar sabores e prever tendências de drinks que visam agradar o público da geração Z.

 

Lançamento da Natural One: Suco Natural de Acerola.

 

Sachês individuais da marca Vicent Destilaria para preparação em casa de drinks como Gin Tropical, Piña Colada e outras receitas que levam frutas.

Mas nem só de sabor vive o consumidor

O consumidor com um novo comportamento, pautado por hábitos que priorizam a saúde e o bem-estar, gera a queda em alguns segmentos, por exemplo, no consumo de refrigerantes. A indústria vem há anos reformulando seu portfólio criando embalagens menores e bebidas cada vez mais saudáveis, com menos açúcar.

Monster lança energético sem adição de açúcar. TNT lança a versão FOCUS, rico em colina e zero açúcar.

 

Coca-Cola sem Açúcar renova sua receita e ganha nova identidade visual.

DESAFIOS TECNOLOGICOS X INOVAÇÃO

Pode parecer fácil ver todas as bebidas surgindo no mercado e se admirar com a variedade do portfólio, porém o desafio para atingir o novo perfil do consumidor é grande! A busca agora é por novas alterativas que auxiliem na demanda inovadora.

Redução do açúcar em bebidas açucaradas – Nova Rotulagem

A nova legislação de rotulagem nutricional frontal impulsiona a tendência de redução do açúcar e força a busca por inovações naturalmente trazendo à tona no painel frontal da embalagem a bebida que possuir alta quantidade desse ingrediente, além disso, a indústria perderá espaço criativo da arte da embalagem.

Bebidas açucaradas:

Em sinergia com edulcorantes, as fibras podem ser uma ótima alternativa para balancear as bebidas, além de aumentar o poder de dulçor utilizando menos do edulcorante na formulação e ainda, se utilizadas em quantidades suficientes, trazem apelo funcional

Chá branco com fibras sabores laranja e gengibre, limão e cranberry da marca Life Mix.
Café com leite de aveia aromatizado com baunilha da Starbucks.
Bebida isotônica com sabor de abacaxi e manga da marca SiS Hydro.

Empresas como Adm do Brasil, Vogler e Sensient trazem soluções por meio do uso de ingredientes de frutas e hortaliças, como a substituição do corante artificial; Substituição da cafeína sintética pela cafeína natural (extrato de guaraná), e a inserção da acerola que é rica em conservante vitamina C.

Tivemos a oportunidade de conversar com a Grasse e a Solucionária, empresas de soluções em P&D e Inovação, no qual nos mostraram diversas alternativas inovadoras desenvolvidas para a sessão de bebidas já com a visão da nova rotulagem e utilização de ingredientes mais naturais.

O FUTURO DAS EMBALAGENS TAMBÉM É VERDE

O desenvolvimento das embalagens segue a mesma tendência verde dos ingredientes.  93% dos consumidores brasileiros consideram que embalagens ambientalmente responsáveis influenciam na decisão de compra. Com tais dados, a indústria tem investido em claims de cadeia produtiva

A embalagem PET é igual a convencional! Proveniente de açúcar de milho e biomassa vegetal, o objetivo é eliminar a necessidade de petróleo na cadeia produtiva do plástico, utilizando apenas recursos renováveis

Fonte: Coca-cola desenvolve protótipo de embalagem 100% à base de plantas.

Embalagem Compostável – o novo material é usado nos packs de latinhas e pode ser descartada de maneira completamente compostável ou reciclada junto a cadeia do papel. A embalagem é feita por palha de milho, de forma 100% mecânica e sem uso de químicos.

Fonte: Cervejaria colorado apresenta embalagem compostável.

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