Além do segmento de bebidas estar entre um dos setores que mais crescem no Brasil nos últimos tempos, o ano de 2021 foi um ano no qual os consumidores buscaram por produtos com alta qualidade e ótimo custo-benefício para saúde, porém estão dispostos a experimentar inovações do mercado, além disso, vem surgido alguns modelos novos de embalagens e alternativas que o mercado de bebidas tem mostrado frente a necessidade de redução de açúcar, veja a seguir:
TENDÊNCIAS & LANÇAMENTOS NO SEGMENTO DE BEBIDAS
As empresas deverão adequar o mix de produtos ao novo contexto pós pandemia. O Tracker Global COVID-29 Mintel – Brasil mostra que 45% dos brasileiros têm dado alta prioridade a alimentar-se de forma saudável e 25% dos consumidores afirmaram que têm consumido bebidas não alcoólicas mais saudáveis.
Saúde Intestinal e Imunológica – Probióticos e Prebióticos




Saúde Mental


Bebidas Alcoólicas
Small Beers – Bebidas com baixo Teor Alcoólico

Hard Seltzers – Bebidas com baixo Teor Alcoólico

Vinho em Lata

Chopp de Vinho

GIN – pronto para beber!

O Fantástico Mundo dos sabores
Criar novos produtos e antecipar lançamentos de bebidas diferenciadas é o que impacta o consumidor. O que vemos são bebidas voltadas principalmente para o apelo sensorial com sabores nunca antes vistos.




Mas nem só de sabor vive o consumidor
O consumidor com um novo comportamento, pautado por hábitos que priorizam a saúde e o bem-estar, gera a queda em alguns segmentos, por exemplo, no consumo de refrigerantes. A indústria vem há anos reformulando seu portfólio criando embalagens menores e bebidas cada vez mais saudáveis, com menos açúcar.
Monster lança energético sem adição de açúcar. TNT lança a versão FOCUS, rico em colina e zero açúcar.

DESAFIOS TECNOLOGICOS X INOVAÇÃO
Pode parecer fácil ver todas as bebidas surgindo no mercado e se admirar com a variedade do portfólio, porém o desafio para atingir o novo perfil do consumidor é grande! A busca agora é por novas alterativas que auxiliem na demanda inovadora.
Redução do açúcar em bebidas açucaradas – Nova Rotulagem
A nova legislação de rotulagem nutricional frontal impulsiona a tendência de redução do açúcar e força a busca por inovações naturalmente trazendo à tona no painel frontal da embalagem a bebida que possuir alta quantidade desse ingrediente, além disso, a indústria perderá espaço criativo da arte da embalagem.
Bebidas açucaradas:
Em sinergia com edulcorantes, as fibras podem ser uma ótima alternativa para balancear as bebidas, além de aumentar o poder de dulçor utilizando menos do edulcorante na formulação e ainda, se utilizadas em quantidades suficientes, trazem apelo funcional



Empresas como Adm do Brasil, Vogler e Sensient trazem soluções por meio do uso de ingredientes de frutas e hortaliças, como a substituição do corante artificial; Substituição da cafeína sintética pela cafeína natural (extrato de guaraná), e a inserção da acerola que é rica em conservante vitamina C.
Tivemos a oportunidade de conversar com a Grasse e a Solucionária, empresas de soluções em P&D e Inovação, no qual nos mostraram diversas alternativas inovadoras desenvolvidas para a sessão de bebidas já com a visão da nova rotulagem e utilização de ingredientes mais naturais.
O FUTURO DAS EMBALAGENS TAMBÉM É VERDE
O desenvolvimento das embalagens segue a mesma tendência verde dos ingredientes. 93% dos consumidores brasileiros consideram que embalagens ambientalmente responsáveis influenciam na decisão de compra. Com tais dados, a indústria tem investido em claims de cadeia produtiva
A embalagem PET é igual a convencional! Proveniente de açúcar de milho e biomassa vegetal, o objetivo é eliminar a necessidade de petróleo na cadeia produtiva do plástico, utilizando apenas recursos renováveis

Embalagem Compostável – o novo material é usado nos packs de latinhas e pode ser descartada de maneira completamente compostável ou reciclada junto a cadeia do papel. A embalagem é feita por palha de milho, de forma 100% mecânica e sem uso de químicos.

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