Com a proximidade do verão, as indústrias e varejistas se preparam para a demanda dos produtos de vendas sazonais como o sorvete. Sendo uma das principais sobremesas congeladas, a indústria passou a introduzir inovações que aproximam o sorvete das novas demandas do consumidor.
Segundo a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes), no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos, com faturamento acima de R$13 bilhões por ano, tudo isso para sustentar um consumo per capita de 4,98L.

O gráfico abaixo indica que em todo o país temos um consumo representativo, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste:

TECNOLOGIA E SAUDABILIDADE: AS APOSTAS DA VEZ:
A Mintel (2020) acredita que o segmento de sorvetes irá recuperar a queda que sofreu durante a pandemia com o investimento em novas tecnologias que possibilitam o desenvolvimento de formulações mais saudáveis (Baixa caloria, ingredientes naturais, zero açúcar, veganos, sem lactose), o que tem sido de grande valor para o consumidor, além de continuar garantindo muito sabor e refrescância.




Consumidores têm procurado por alimentos que geram menos impacto no meio ambiente durante sua produção, pensando nisso, a Empresa NotCo, tem apostado em tecnologia e produtos naturais como frente da sua marca.
Por meio de um algoritmo, conseguem descobrir combinações infinitas de plantas, como abacaxi, repolho, ervilha, sementes e muito mais, para replicar produtos de origem animal e torná-las sustentáveis e com muito sabor.


TENDÊNCIAS NO SEGMENTO DE SORVETES PARA CURTIR COM A GALERA
Além do segmento de sorvetes tradicional que estamos acostumados a encontrar nos mercados é possível encontrar os multipacks, uma das grandes tendências que tem sido aposta de diversas marcas.
As embalagens acomodam em torno de 6 a 8 unidades em uma embalagem de papel cartão, que tem como objetivo levar uma nova experiência para compartilhar com familiares e amigos.



Outra novidade, com embalagens flowpack, são os sorvetes de corte da Perfetto, que garantem mais resistência no manuseio, contribuindo para manter a integridade dos produtos nos pontos de venda, além de inovar na forma de servir e acompanhar sobremesas.


DE OLHO NAS MARCAS PRÓPIAS:
O Carrefour já faz os multipacks com o fornecedor Perfetto, além de também comercializar picolés unitários no sabor morango, choconilla com biscoito etc.



No início de 2021, o Dia, anunciou lançamento da linha do Artesanalícia, o sorvete premium com pedaços do sabor para criar uma experiência irresistível ao paladar e uma explosão de sensações!
A novidade está disponível nos sabores doce de leite, morango com pedaços da fruta, coco com pedaços da fruta e chocolate com amêndoas.
