O mercado plant-based no país registrou um crescimento anual de 11,1% nos últimos cinco anos. E a tendência e crescer cada vez mais

No Brasil, plant-based pode se referir a qualquer produto à base de vegetais, direcionado ao público que pretende reduzir a quantidade de ingredientes de origem animal (carne, leites, ovos, etc) da alimentação. São diversos os motivos que têm levado esse mercado a deslanchar, entre eles o bem-estar animal; a saudabilidade; e a preocupação com o meio ambiente.

Para o brasileiro, a pandemia foi decisiva em relação a mudanças de hábitos. Durante esses dois anos, a população brasileira passou a se preocupar mais com o consumo de frutas e vegetais, segundo a Pesquisa Global Sobre Hábitos Alimentares na Pandemia.
Segundo o estudo, 43 % dos brasileiros respondentes aumentaram a ingestão de alimentos plant-based e se esforçaram para comer menos carne. Essa mudança só foi possível por conta do tempo extra em casa, que permitiu mais pesquisas sobre alimentos saudáveis, além de horas livres para cozinhar e aprender novas receitas.
A BBC cita como base desse crescimento do mercado plant-based as mídias sociais, a ampla variedade de produtos que vêm surgindo e a influência de grandes celebridades.
Leia também: Portfólio de alimentos plant-based é um dos que mais crescem no mercado brasileiro
Mercado plant-based: crescimento acelerado
O mercado plant-based no Brasil registrou um crescimento anual de 11,1% nos últimos cinco anos, segundo dados da agência Euromonitor. O faturamento do setor, que era de US$ 48,8 milhões em 2015, passou para US$ 82,8 milhões em 2020. Para 2025, a estimativa é que o segmento venda US$131,8 milhões no país.
Um relatório da Meticulous Market Research calculou que, globalmente, o mercado de substitutos vegetais terá um crescimento anual médio de quase 12% até 2027. O mercado global de proteínas plant-based pode chegar à casa dos US$ 370 bilhões em 2035.
Quanto ao mercado de lácteos e derivados análogos, espera-se 11,2% de 2020 a 2027, o que faria o mercado atingir $44,89 bilhões. Pelo gráfico apresentado abaixo, a CAGR do mercado específico de leites vegetais pode ser de 9,4 % até 2030.


Algumas empresas que investem no segmento


Categoria de análogos plant-based
A definição de “análogos” é proveniente de versões de alimentos com alguma característica diferente do tradicional. Atualmente, existem infinidades de produtos que podem ser explorados nesse segmento voltado para a categoria plant-based, dando foco em ingredientes naturais e com ênfase em proteínas.
Alguns varejistas vêm apostando suas Marcas Próprias nesse sortimento, como a Target e Kroger.


Carnes Vegetais. Um estudo do The Good Food Institute mostra que os consumidores buscam nesta categoria, em primeiro lugar, por produtos com menos gordura. Depois, a preferência é por ingredientes naturais e maior quantidade de proteína.

Leites e laticínios. Os principais quesitos para os consumidores são menos gordura e mais vitaminas, cálcio e zinco; além de itens que contenham somente ingredientes naturais, menos sódio e pela quantidade de proteína.



Ovos e derivados: A característica mais importante é a quantidade de proteína, seguida por vitaminas e, em terceiro lugar, menos gordura e somente ingredientes naturais.


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