Aumentam as oportunidades da marca própria no setor de medicamentos

Os hábitos dos brasileiros mudaram durante a crise sanitária. O consumidor tem investido mais em saúde e, consequentemente, o desembolso nas farmácias aumentaram. O ticket médio de compras, nas mais de 30 redes de farmácias associadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), subiu de R$ 63,07 para R$ 71,87 no primeiro semestre deste ano.

Nos últimos 12 meses até junho, o setor farmacêutico acumulou R$ 143,5 bilhões de faturamento com a venda de 6,7 bilhões de unidades. É um crescimento de 14% frente ao período anterior e de 24% em dois anos.

Fonte: IQVA 2021

Uma nova atualização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) corrobora para este cenário promissor. O órgão acabou de aprovar novos medicamentos na lista de notificação simplificada, aumentando as oportunidades de marca própria neste setor.

O que são medicamentos de notificação simplificada?

Medicamentos de notificação simplificada são medicamentos que podem ser desenvolvidos como marca própria, de baixo risco, para os quais as empresas não precisam enviar documentação e aguardar o registro ser avaliado e publicado; elas apenas informam à Anvisa que estão produzindo o medicamento.

Quais são os medicamentos de baixo risco?

São exemplos de medicamentos de baixo risco: soro fisiológico, água oxigenada, água boricada, álcool 70%, leite de magnésia, antisséptico tópico (clorexidina) entre outros.

Quais são os medicamentos que entraram na lista?

A proposta inclui 30 novas apresentações e a migração de alguns produtos OTCs da categoria registro, como os medicamentos paracetamol (analgésico) e cetoconazol (antifúngico), grandes oportunidades para marca própria, já presentes no mercado internacional. Confira a  lista completa aqui.

CVS Pain Relief
Analgésico CVS Health
Remédio para dor
Analgésico Walgreens

Assine nossa newsletter!

Receba conteúdos sobre o universo de marcas próprias mensalmente.

Vantagens dos produtos de marca própria

Atinja o máximo potencial do seu varejo com marcas próprias

Os maiores varejistas do mundo já investem na criação de suas marcas próprias. Os principais motivos? Dá só uma olhada:

Saia na frente

Tenha autonomia para estar presente em todas categorias de mercado, com um produto único.

Fidelize seus clientes

Pela qualidade e por serem produtos até 20% mais baratos do que os de marcas líderes, os clientes compram mais.

Melhore suas margens

A média da margem bruta de produtos de marca própria costuma ser 5% maior.
Agende uma demonstração

Preencha o formulário abaixo para realizar o agendamento:

Descubra mais sobre Amicci

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading