Os termos Marca Própria e Marca Exclusiva muitas vezes são confundidos por consumidores e varejistas, e como experts no assunto, nosso dever é esclarecer as diferenças entre elas para vocês. Vamos lá!
Quando o assunto é Marca Própria, entende-se um produto que carrega o próprio nome do varejista. Neste caso, a distribuição/venda acontece unicamente nas lojas do varejo em questão.
Já quando falamos em Marcas Exclusivas, estamos nos referindo aos produtos que não levam o nome do varejista, mas são comercializadas exclusivamente naquele varejo.
Para saber qual a melhor estratégia para cada varejo, são realizadas uma série de pesquisas, tudo alinhado aos objetivos do varejista e às características de seu público consumidor a quem o produto se destina.
Entre os benefícios de cada tipo, estão:
Marca Própria
- Fortalecimento da marca mãe (varejo);
- Fidelização dos clientes;
- Aumento das vendas;
- Possibilidade de ampliação dos segmentos de atuação Maior margem de lucro.
Marca Exclusiva
- Permite mais opções de marcas e linhas;
- Atende aos diferentes públicos;
- Pode ser distribuído em varejistas que não são concorrentes diretos;
- Preserva o nome do varejista.
Independente da solução escolhida, é essencial contar com um parceiro estratégico para o desenvolvimento e gestão destes produtos, uma vez que eles requerem amplo estudo de mercado, alto padrão de qualidade e um time de grande experiência e know how.
Para tudo isso, a Amicci é sua parceira! Saiba mais: https://amicci.com.br