Entenda como funciona todo o processo de garantia de qualidade de um produto exclusivo, dos regulatórios da indústria até as tratativas de SAC

Por muito tempo acreditou-se que as Marcas Próprias não tinham qualidade. De fato, quando esse conceito chegou ao país, algumas empresas traziam como principal diferencial o preço baixo; muitas vezes negligenciando a qualidade dos insumos. Felizmente, isso já deixou de ser uma realidade.
Hoje, as Marcas Próprias passam por processos rigorosos durante o seu desenvolvimento, com profissionais qualificados atestando a segurança do produto de ponta a ponta.
De forma geral, o setor técnico responsável por essas etapas abrange diversas áreas: Regulatórios; Garantia da Qualidade; SAC; Controle de Qualidade; P&D; Consumer Insights; Embalagem; entre outros.
Resumindo, a qualidade está presente em 3 grandes blocos em projetos de Marca Própria (prospecção, desenvolvimento e gestão). Confira cada um deles a seguir!
1) Prospecção
Definição do projeto
Não é todo item que podemos desenvolver como Marca Própria. Muitas vezes, existe um obstáculo legal, como um medicamento de registro, que engloba um cenário muito mais complexo do que um simples sabonete básico. Esses inputs devem ser levantados e discutidos com o comercial antes mesmo de validar algum projeto.
Verificação das credenciais do fornecedor
As empresas devem sempre ser auditadas e ter todos os documentos registrados perante o órgão regulador (MAPA, Anvisa etc.).
Por isso, desconfie de indústrias que propõem fabricar a sua Marca Própria a custos extremamente baixos. Esse mercado é rentável por vários motivos, mas tome cuidado. Diferente de uma marca de indústria, o que está em jogo é a reputação da sua empresa.
Avaliação do produto
É muito importante uma verificação completa, desde documentações básicas contendo todas as informações do item até uma análise sensorial detalhada, comparando o produto referência com as opções recebidas na prospecção.
Há casos, por exemplo, em que tudo parece ser perfeito: custo, logística, documentações corretas e alinhadas. Porém, quando é feita uma análise sensorial, o produto não apresenta qualquer característica semelhante à referência.
2) Desenvolvimento
Revisão de texto de embalagem
Sabia que a legislação é extremamente detalhista nesse quesito?
Ela determina tamanhos de letras, posicionamento de texto, alegações possíveis por categoria de produto, ícones e selos obrigatórios (quem nunca viu o símbolo triangular de “transgênico”?).
É essencial ter sua embalagem alinhada com a lei. Por isso, preste bastante atenção se não quiser pagar uma multa e recolher o produto de todas as lojas.
Prova de cor
Já imaginou ver seu produto na gôndola e perceber que a embalagem está completamente diferente da arte desenvolvida? Se isso acontecer, é porque você pulou essa importante etapa.
Existem inúmeras variáveis que podem causar erros na impressão. E é por esse motivo que a área de qualidade é tão necessária. Ela é responsável por verificar a todo momento se tudo está sendo feito corretamente e de acordo com o planejado.

Tendências e Consumer Insights
Devemos sempre estar atentos ao que está por vir. Será que a forma de consumo amanhã será a mesma de hoje? Existem alternativas para oferecer um produto melhor ao meu cliente? Afinal de contas, o que ele busca? Será que estou resolvendo o problema dele?
Esses questionamentos são intrínsecos à area de Qualidade. Não à toa, umas das principais tarefas da equipe é frenquentar todas as feiras de negócios e tendências (por exemplo, FCE Cosmetique, Abradilan, Pet South America e Food Ingredients).
Formulações
O time responsável pelo setor técnico está sempre de olho nos rótulos e buscando alternativas que entregariam ainda mais benefícios ao resultado do produto. Além disso, está a todo momento em contato com indústrias e não deixar de estar por dentro dos artigos científicos de fontes confiáveis.
3) Gestão
Monitoramento de performance dos fornecedores
As indústrias no varejo geralmente são avaliadas por seus indicadores de serviço de entrega, atendimento e custo.
É importante que a gestão de Marca Própria também inclua o desenvolvimento de empresas brasileiras. Muitas vezes, o que elas precisam é de uma pequena ajuda para atingirem um novo patamar, o que pode ser feito por meio de programas de auditoria.
Existem diversos cases de sucesso em que um fornecedor regional passou a ser reconhecido inclusive internacionalmente.
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
Nem tudo está perdido ao receber uma reclamação de um consumidor. Se você seguiu todos os passos acima, certamente terá todos os documentos necessários para comprovar a origem do seu produto.
Caso receba alguma ocorrência no SAC, enxergue como uma oportunidade de melhoria e como uma ferramenta incrível para monitorar a performance dos seus produtos. Pior seria se ninguém reclamasse e parasse de comprar a sua marca, não é mesmo?
Na Amicci, qualidade é coisa séria e, por isso, temos uma equipe exclusiva dedicada a todas essas etapas no desenvolvimento de Marcas Próprias. Mais do que isso, estamos revolucionando o consumo no Brasil ao oferecer produtos de extrema qualidade, a preços acessíveis e com comprometimento à segurança dos consumidores.
Se interessou em desenvolver produtos exclusivos de qualidade com a Amicci? Conheça o nosso Marketplace e gerencie seus projetos de maneira ágil e otimizada.
